Fim de ano

Nutricionista orienta como se alimentar neste período de festas

Neste período de confraternizações e ceia, se alimentar de forma desregrada pode causar sobrepeso e comprometer até a saúde; álcool deve ser evitado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Rosione Sobrinho: “Pratos coloridos são sempre recomendados”
Rosione Sobrinho: “Pratos coloridos são sempre recomendados” (Rosione Sobrinho)

Em tempos de confraternizações e ceias de festividades de fim de ano, como o Natal e Ano-Novo, o excesso cometido na alimentação pode garantir muitos quilos corporais a mais e comprometer até mesmo a saúde. Por isto, a recomendação é cautela.

De acordo com a coordenadora de Nutrição do Hospital São Domingos (HSD), Rosione Sobrinho, o grande problema na alimentação é a quantidade. “Nesta época do ano, há muitas confraternizações , o que é bom sobre o ponto de vista de integração social, mas deve-se atentar para a questão do volume de comida que se consome, senão, pode-se acabar desregulando a dieta alimentar e ganhar quilos, que acabam por trazer não somente consequências estéticas, sobrepeso e o comprometimento da saúde”, alerta.

A nutricionista do HSD afirma que se pode comer de tudo, mas em pequenas quantidades, evitando-se o excesso. Ela afirma que o ideal é colocar no prato alimentos com baixo percentual de gordura, quantidade moderada de carboidratos (preferindo-se os integrais), proteína e saladas.

“Geralmente em uma ceia, tem-se arroz, farofa, salada, salpicão, carne e o peru. Deve-se diminuir o percentual de tudo isso, pondo no prato uma quantidade pequena de cada alimento e se houver empanados e sobremesas, comer também com moderação, adotando sempre o critério de quanto menos, melhor”, afirma. Quanto ao peru, o máximo a ser ingerido são duas porções (ou fatias).

As sobremesas são uma tentação em uma ceia ou confraternização e geralmente, há vários tipos em uma destas festas (pavê, brigadeiro, cremes, pudim, etc), então, deve-se optar por somente uma ou preferir frutas, segundo Rosione Sobrinho.

Prato colorido

“Quanto mais colorido o prato, melhor. Então, opte sempre pela salada verde para manter esse equilíbrio alimentar, que, junto com a proteína e o carboidrato, garante uma alimentação adequada e sem excessos”, diz ela. Ela também recomenda que se evite alimentos industrializados e prefira ingredientes naturais e regionais.

“É importante também evitar sucos com muito açúcar e refrigerantes. A hidratação é importante, mas neste caso, a água e sucos naturais são ideais”, complementa a nutricionista.

O consumo de bebidas alcoólicas em excesso é desaconselhável em qualquer período, pois o alto consumo pode desencadear muitas doenças. Portanto, nesta época de festas de fim de ano todo cuidado com uso do álcool.

“A gente orienta as pessoas a consumirem uma bebida funcional, que é o vinho (uma taça), e evitar as destiladas, que têm 40% maior percentual de álcool e podem causa agravos sérios à saúde. O álcool desequilibra todo o corpo. Leva-se meses para desintoxicar uma pessoa que consome um litro de uísque, por exemplo. Então, o ideal é tomar bebidas mais leves”, afirma Rosione Sobrinho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.