Fiéis

Devoção e shows musicais encerram festejo de Santa Luzia na Alemanha

Evento em homenagem à santa, conhecida pelos católicos como protetora dos olhos, mobilizou toda a comunidade e atraiu devotos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Imagem de Santa Luzia, que foi homenageada por devotos
Imagem de Santa Luzia, que foi homenageada por devotos (Imagem de Santa Luzia, que foi homenageada por devotos)

O tradicional festejo de Santa Luzia do bairro Alemanha teve seu ponto alto ontem com alvorada, missa com batizados, ladainha, procissão, além de shows musicais de artistas maranhenses, como Walfredo Jair e Roberto Ricci. A festa em homenagem à santa conhecida pelos católicos como protetora dos olhos mobilizou toda a comunidade e atraiu devotos de várias outras áreas de São Luís.

O festejo de Santa Luzia acontece há 42 anos na Alemanha e teve origem em uma promessa feita pela família da professora Jucilene Sodré, principal organizadora do evento. Este ano, a programação se estendeu por 14 dias, com ladainhas e diversas outras atividades, que culminaram com um momento festivo e de muita devoção na data do calendário religioso dedicada à padroeira.

Crianças

A presença maciça das crianças é outro traço marcante do festejo. Além de participar de brincadeiras, meninos e meninas são levados pelos pais às celebrações e procissões vestidos de anjo. A maioria é assistida pelo Centro Educacional Wamberto Campos – Escola Abelhinha, mantida pelo ex-jogador de futebol Wamberto, que após despontar no Sampaio Corrêa, no início da década de 90, fez carreira vitoriosa em clubes da Bélgica e da Holanda, a exemplo do poderoso Ajax.

Jucilene Sodré, chamada carinhosamente de Juci por amigos e familiares, disse que é com satisfação que realiza o festejo. “O evento foi crescendo a cada ano e nos dá muito trabalho. Mas o envolvimento da comunidade nos fortalece e torna a homenagem ainda mais grandiosa”, assinala a organizadora. Jucelma Campos Sodré, filha de Juci, lembra que a procissão que marca o ápice do festejo, com percurso por vias internas da Alemanha e pela Avenida dos Franceses, é o maior cortejo religioso realizado no bairro e adjacências.

O festejo será encerrado oficialmente hoje, com o derrubamento do mastro e a confraternização dos coordenadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.