Saúde

Estresse pode provocar dores nas costas, afirma especialista

Quando alguém está sob efeito do estresse, os músculos tendem a se tensionar tornando as costas menos capazes de tolerar até mesmo leves atividades

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Sob efeito do estresse, os músculos tendem a se tencionar tornando as costas menos capazes de tolerar até mesmo leves atividades
Sob efeito do estresse, os músculos tendem a se tencionar tornando as costas menos capazes de tolerar até mesmo leves atividades (coluan)

Rio de Janeiro

Ao passar por problemas financeiros, não é apenas com o bolso que devemos nos preocupar: é importante também ficar de olho na própria saúde. O estresse causado por dívidas, desemprego ou o medo de ser demitido pode causar até mesmo dores na coluna. É o que afirma o fisioterapeuta Helder Montenegro, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral.

O fisioterapeuta explica que quando alguém está sob efeito do estresse, os músculos tendem a se tensionar tornando as costas menos capazes de tolerar até mesmo leves atividades. Com este quadro, o simples ato de se agachar, por exemplo, pode se tornar quase impossível.

“O estresse provoca a liberação de hormônios que aumentam a percepção da dor e que também causam a tensão muscular. Os músculos podem ser tão tensionados ao ponto de levar a um doloroso quadro de espasmo muscular. Os músculos das costas e do pescoço são particularmente mais sensíveis aos efeitos do estresse”, afirma.

Postura

Ainda de acordo com Helder Montenegro, em situação de estresse o indivíduo pode adotar posturas inadequadas inconscientemente e o prolongamento desta má postura favorecem o desenvolvimento de quadro de lesões musculares, ligamentares e articulares.

Aliviar o estresse é o melhor caminho para reduzir a dor agravada ou causada pela tensão muscular. Tratamentos fisioterápicos são muito bem indicados para alivio dos sintomas dolorosos, mas é indispensável a atuação de um psicólogo e/ou psiquiatra para os casos mais graves, para que a origem do problema seja tratada.

Além disso, é recomendado a pratica de exercícios físicos regulares, como o pilates, que aumentam a força e a flexibilidade, além de proporcionar sensação de alívio e bem-estar. Atividades aeróbicas, por liberarem endorfina, e alongamentos também são indicados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.