Experimento espacial

Lançamento do foguete VSB-30V11 é realizado com sucesso

Atividade ocorreu na manhã de ontem, no Centro de Lançamento de Alcântara; de acordo com os operadores, este foi o último experimento do ano

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

Foi realizado com sucesso, às 11h10 de ontem, o lançamento do foguete VSB-30V11. De acordo com os operadores, este foi o último experimento do ano. Até o momento, não há previsão sobre o cronograma de atividades do programa aeroespacial, no ano que vem. A operação ocorreu no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Segundo a direção do CLA, o foguete - que teve duração de voo de 11 min e 4 seg - levou uma carga útil com oito experimentos científicos e tecnológicos em apoio aos projetos de pesquisa da Agência Espacial Brasileira (AEB). Além dos experimentos, o foguete também carregou a carga útil Micro G2 que, minutos após o lançamento, foi resgatada do mar.

Ainda de acordo com a direção do CLA, as condições climatológicas (vento e sol) foram propícias para a operação. Este foi o segundo experimento similar em Alcântara em menos de um mês. No dia 20 do mês passado, ocorreu o 31º lançamento do Foguete de Treinamento, que serviu como base para o experimento com o VSB-30V11.

O lançamento do foguete fez parte da Operação Rio Verde, que tem como objetivo realizar testes mais específicos com veículos de porte espacial. De acordo com o CLA, no experimento do dia 20 do mês passado, o Foguete de Treinamento atingiu uma atitude máxima de 31,4 km, com uma distância de impacto de 15 quilômetros do local do lançamento.

Sobre o projeto

De acordo com informações da FAB, o foguete modelo VSB-30 foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR). O objetivo do trabalho é possibilitar que cientistas e pesquisadores realizem estudos e pesquisas em ambiente de queda livre, sem rotações e acelerações, em condições específicas que simulem o ambiente de microgravidade.

Dados técnicos

O foguete modelo VSB-30 é composto por dois compartimentos movidos a combustível sólido, com velocidade máxima prevista de aproximadamente 260 km. Para o resgate da carga útil Micro G2 foram utilizadas equipes treinadas para este tipo de atividade, com o uso de helicópteros de apoio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.