Saudade

Morte de João do Vale completa 20 anos nesta terça-feira

Músico, cantor e compositor foi eleito por voto popular o Maranhense do Século XX; artista nasceu dia 11 de outubro de 1933, em Pedreiras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
João do Vale tornou-se conhecido principalmente pelo sucesso de sua música "Carcará"
João do Vale tornou-se conhecido principalmente pelo sucesso de sua música "Carcará" (João do Vale)

SÃO LUÍS - Eleito por voto popular o Maranhense do Século XX, o músico, cantor e compositor natural de Pedreiras (distante 270 km de São Luís), João do Vale, nascido no dia 11 de outubro de 1933 e falecido em 6 de dezembro de 1996, completa nesta terça-feira o 20º aniversário de morte.

João Batista do Vale desde pequeno gostou de música, mas logo teve de trabalhar, para ajudar a família. Aos 13 anos, veio para São Luís, onde participou de um grupo de bumba-meu-boi, o Linda Noite, como amo.

Dois anos depois, começou sua viagem para o Sul, sempre em boléias de caminhões. Em 1950, chegou ao Rio de Janeiro, onde empregou-se como ajudante de pedreiro numa obra no bairro de Ipanema.

Passou a frequentar programas de rádio, para conhecer os artistas e apresentar suas composições, em maioria baiões. Depois de dois meses de tentativas, teve uma música de sua autoria gravada por Zé Gonzaga, que fez sucesso no Nordeste.

Em 1964, estreou como cantor no restaurante Zicartola, onde nasceu a ideia do show Opinião, que foi apresentado no teatro do mesmo nome, no Rio de Janeiro. Dele participou, ao lado de Zé Kéti e Nara Leão, tornando-se conhecido principalmente pelo sucesso de sua música Carcará (com José Cândido), a mais marcante do espetáculo, que lançou Maria Bethânia como cantora.

Tem dezenas de músicas gravadas e algumas delas deram popularidade a cantores, caso de Peba na Pimenta (com João Batista e Adelino Rivera), gravada por Ari Toledo, e Pisa na Fulô (com Ernesto Pires e Silveira Júnior), baião de 1957, gravado por ele mesmo.

Morte

João do Vale morreu em consequência de derrame cerebral (trombose). Ele já estava internado há quase um mês em coma parcial na UTI de um hospital particular de São Luís. Desde a sua internação, o compositor havia sofrido dois derrames cerebrais que o deixaram praticamente paralisado. Segundo o médico que o atendeu na época, Vale era diabético e sofria de hipertensão arterial, que causou insuficiência renal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.