Maranhão

Tranquilidade nas provas do Enem realizadas no Maranhão

Candidatos prestaram o exame no fim de semana em São Luís, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro e São Bernardo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

O fim de semana foi de provas para os quase 2,5 mil candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em São Luís. Os candidatos que prestaram o exame desta vez foram os que ficaram impossibilitados de realizarem as provas nos dias 5 e 6 de novembro por causa do movimento de ocupação de escolas em manifestação contra o Governo Michel Temer e a reforma do ensino médio.

Em um dos locais de prova, a Faculdade Pitágoras, localizada na Avenida Daniel de La Touche, muitos candidatos aguardavam do lado de fora o horário de abertura dos portões desde cedo. Por causa do horário de verão, em São Luís, os portões dos locais de prova foram abertos às 11h e fechados ao meio-dia.

Em São Luís, 2.440 candidatos fizeram as provas neste fim de semana. Em todo o Maranhão, foram 5.904 candidatos. A mudança na data da aplicação das provas para os candidatos cujas escolas estavam ocupadas causou controvérsia. Alguns acharam bom terem um mês a mais para estudar, mas outros disseram que a mudança aumentou a ansiedade. “É que todo mundo estava se preparando para fazer o Enem em uma data, então, com a mudança a gente teve que reprogramar nosso emocional”, disse a candidata Eleonora Pacheco.

Na saída, a opinião da maioria era que o tema da Redação havia atendido às necessidades. “Gostei do tema. Acho que precisamos debater o racismo no Brasil. Somos uma nação onde a maioria da população é negra e estas pessoas também são a maioria vivendo com condições precárias e ainda têm que lidar com a discriminação”, disse.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem e no aplicativo do Enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2016, em data a ser posteriormente divulgada pelo Inep.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.