Relatório

Maranhão subiu duas posições no Ranking do IDH de 2014

Relatório divulgado no final do mês de novembro aponta que estado teve melhorias no Índice de Desenvolvimento Humano de 2013 para 2014

Gilberto Leda, da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
(maranhão)

O Maranhão subiu duas posições no ranking de 2014, na comparação com o mesmo levantamento de 2013, quando era penúltimo entre todas as unidades da federação. (agora ultrapassou o Pará e empatou com o Piauí, dois que estavam à sua frente um ano antes). O Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil – que apresenta informações detalhadas sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de estados e municípios -, foi divulgado no final do mês de novembro (veja aqui). O IDH Municipal (IDHM) do Maranhão no último ano do governo Roseana Sarney foi de 0,678 – contra 0,665 em 2013; 0,650 em 2012; e 0,649 em 2011.

Saúde

Segundo o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda, a “ampliação da cobertura dos serviços de Saúde” foi a maior responsável pela melhora do índice, já que é o ponto que mais impacta no chamado IDH-Longevidade, o componente de maior alta no índice do Maranhão. “O principal componente que explicou o avanço do Maranhão no ranking do IDHM foi a dimensão longevidade, fruto de uma ampliação da cobertura dos serviços de saúde no Estado”, afirmou.

Ele destacou, ainda, que “a dimensão renda”, em menor escala, também contribuiu para o avanço dos números. “O segundo componente que mostrou avanço foi a dimensão renda, embora com uma contribuição menor. É importante observar que há diferenças metodológicas na forma de calcular esses indicadores, já que não se utilizam dados censitários e sim estimativas com base em dados amostrais”, completou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.