Saúde

Ação de combate ao câncer de pele movimentará o HU-UFMA

Dia C de Combate ao Câncer de Pele será realizado no HU-UFMA; evento nacional, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, visa o diagnóstico e tratamento da doença

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Atendimento será feito por equipe de 20 dermatologistas
Atendimento será feito por equipe de 20 dermatologistas (câncer de pele)

O Dia C de Combate ao Câncer da Pele, oferecendo exame preventivo e gratuito, será realizado no sábado, 26, e terá como palco o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA). A campanha ocorre nacionalmente e é promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), sendo que no Maranhão tem a parceria com o HU-UFMA. A ação objetiva o diagnóstico e tratamento da doença e contará com a participação de 20 dermatologistas, sendo 10 da Comissão de Combate ao Câncer e 10 do HU-UFMA que se revezarão no horário de 9h às 15h para atender à população.

Os interessados deverão se dirigir, no dia da ação, ao Ambulatório de Dermatologia do HU-UFMA, que fica localizado em um prédio anexo, na rua das Hortas, nº 114, centro. Serão distribuídas, no local, 200 senhas de atendimento - que será restrito para análise e diagnóstico do câncer de pele.

Os casos diagnosticados com câncer serão encaminhados para o Hospital Aldenora Belo, lesões graves (não cancerígenas) serão direcionadas para tratamento por meio de marcação na Cemarc e lesões simples serão devidamente medicadas.

De acordo com o coordenador estadual da Campanha e médico dermatologista do HU-UFMA, Leonardo Maciel, a população deve ficar alerta para esse tipo de câncer, especialmente a maranhense, pois existe grande exposição ao sol. E a melhor forma de evitar é a prevenção.

Data

No 17º ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, em todo o Brasil, o Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. São cerca de três mil dermatologistas voluntários que realizarão consultas gratuitas em 127 postos de atendimento, em 25 estados brasileiros. A ação prevê um alerta ao tipo de câncer mais incidente no Brasil e pretende atender mais de 30 mil pessoas durante a mobilização.

Na edição de 2015, 23 estados contaram com a participação de mais de 3 mil dermatologistas voluntários e uma procura significativa da população. Cerca de 20 mil pessoas tiveram atendimento gratuito e 13,28% (2.651) delas apresentaram lesões de câncer na pele, sendo já encaminhadas para tratamento.

O Dia C é um dia de voluntariado que objetiva a identificação precoce do câncer na pele, evitando danos ou mutilações mais profundas. E reforça também a importância de usar o protetor solar durante todos os dias do ano, independente da estação.

Orientação

A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não conseguimos ver sozinhos.

Ao se expor, é importante que se use o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar. A SBD lembra que a melhor forma de evitar a doença é a prevenção!

Mancha, pinta ou ferida

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.

Como identificar

A = lesão assimétrica

B = bordas irregulares

C = alteração de cor

D = diâmetro maior que 6 mm

E = evolução ou modificação da lesão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.