Avaliação

Estudantes maranhenses participam do Enade 2016

Este ano, somente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), 349 estudantes fizeram a prova; acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) também foram convocados a fazer o exame

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

Estudantes que concluíram os cursos de educação superior, no Maranhão, participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2016 (Enade). A avaliação, que reúne cerca de 216 mil inscritos em todo o Brasil, teve início às 13h (horário de Brasília), com duração de quatro horas. Este ano, somente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), 349 estudantes fizeram as provas. Acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) também foram convocados a fazer o exame.

Na capital, o exame foi distribuído entre o Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária Dom Delgado, e o colégio Dom Bosco. As provas tiveram início às 13h (horário de Brasília), com duração de 4 horas. Os portões foram abertos às 12h15 (horário de Brasília), mas os candidatos começaram a chegar desde as 11h. Não foi registrada nenhuma ocorrência durante a aplicação das provas.

Este ano, foram avaliados os bacharéis em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia, além dos tecnólogos em agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia da UFMA nos campi de São Luís, Chapadinha, Pinheiro e Imperatriz.

Da Uema foram convocados, este ano, os acadêmicos dos cursos que conferem diploma de bacharel em Agronomia, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia e que conferem diploma de tecnólogo em Agronegócio e Gestão Ambiental. Além da realização da prova, os alunos responderam ao Questionário do Estudante, que é parte integrante do Enade.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O exame é obrigatório para os selecionados e condição indispensável para emissão do histórico escolar. O acadêmico que não prestar o exame ficará em situação irregular e não poderá colar grau e obter o diploma.

Mais

Realizado desde 2004, o Enade é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação, sendo que a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.