Provas

Mais de 54 mil candidatos farão o vestibular da Uema

Provas serão realizadas neste domingo e na segunda-feira; CFO, Medicina e Direito são os cursos mais concorridos da instituição; resultado está previsto para fevereiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Muitos candidatos ao vestibular do Paes 2017 farão provas no campus da Uema, no Jardim São Cristóvão
Muitos candidatos ao vestibular do Paes 2017 farão provas no campus da Uema, no Jardim São Cristóvão (Uema)

Um total de 54.721 candidatos fará as provas do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes 2017) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), desejando ingressar no ensino superior gratuito. Para o próximo ano, a instituição está disponibilizando 4.220 vagas para um de seus cursos de graduação.

As provas serão realizadas em dois dias consecutivos: neste domingo, 20, e segunda-feira, 21. No primeiro dia, a prova será constituída de 60 questões objetivas de múltipla escolha, por área de conhecimento, abrangendo os conteúdos programáticos dos componentes curriculares do ensino médio, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Já na segunda-feira, a prova terá 12 questões analítico-discursivas, abrangendo conteúdos programáticos de dois componentes curriculares que integram o ensino médio, específicos por curso, e prova de produção textual, também segundo as diretrizes do PCN.

Aplicação
As provas do Paes serão realizadas em 21 campi da Uema em todo o estado, incluindo o localizado em São Luís. Somente na região metropolitana, serão 57 locais de prova, incluindo escolas.

Na capital maranhense, os estudantes que fariam inicialmente as provas no Centro Integrado Rio Anil (Cintra) e Liceu Maranhense, foram realocados para seis instituições. São elas: a Unidade Integrada Força Aérea (no São Cristóvão), o Centro de Ensino Erasmo Dias (no Maiobão), o Centro de Ensino Domingos Vieira Filho (no Maiobão), além do Centro de Ensino Barjonas Lobão (no Cohatrac), da Unidade Integrada Pedro Álvares Cabral, no Jardim América, e do Caic II, próximo à Cidade Operária. A mudança aconteceu porque essas duas unidades de ensino estavam ocupadas por manifestantes.

Além de São Luís, as provas do vestibular da Uema serão realizadas nos municípios de Pedreiras, São João dos Patos, Caxias, Timon, Barra do Corda, Imperatriz, Grajaú, Codó, Bacabal, Lago da Pedra, Coelho Neto, Balsas, Zé Doca, Pinheiro, Santa Inês, Itapecuru-Mirim, Presidente Dutra, Açailândia, Colinas e Coroatá. Em todo o estado, são cerca de 180 os locais de prova.

As provas terão início às 13h (horário local) e serão finalizadas às 18h, em ambos os dias de realização do Paes. O candidato deverá comparecer ao local de prova com antecedência mínima de uma hora. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas.

Concorrência
Os mais concorridos são: Curso de Formação de Oficiais (CFO), em São Luís; Medicina, em Caxias;; e o curso de Direito, na capital maranhense e em Bacabal. Para a edição deste ano do Paes, foram oferecidas vagas em quatro novos cursos: Filosofia, campus São Luís, com 45 vagas; Educação Física, campus São João dos Patos, com 40 vagas; Ciências Contábeis, em Codó, com 40 vagas; e Ciências Naturais, no campus Caxias, também com 40 vagas.

De acordo com Márcia Gomes, coordenadora do Vestibular da Uema, a expectativa é positiva. “As expectativas são as melhores possíveis. Apesar de algumas dificuldades enfrentadas, temos 54.721 candidatos inscritos e um número significativo de pessoas na organização”, destacou.

O gabarito da prova do primeiro dia do PAES 2017 será disponibilizado no endereço eletrônico http://www.paes.uema.br até 48 horas após o encerramento da prova. O resultado está previsto para ser divulgado na primeira quinzena de fevereiro de 2017.

Eliminação
De acordo com o edital do Paes 2017, o candidato não poderá, sob pena de sua eliminação no vestibular, usar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

Ele não poderá utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. Não poderá ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início das provas.

Antes de entrar na sala, o candidato deverá, obrigatoriamente, desmontar, retirar a bateria ou desligar o aparelho celular e colocar dentro de envelope fornecido pelo fiscal, colocando-o posteriormente embaixo da carteira. Não será permitido, em hipótese alguma, sob pena de eliminação, o manuseio de qualquer dispositivo eletrônico no local de prova.

Estrutura
Para garantir a segurança do Paes, a Uema contará com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA), por meio das Polícias Civil e Militar, para coibir quaisquer ações que possam afetar a lisura do processo.

Em todas as rotas pelo interior haverá policiais militares acompanhando o transporte das provas. Nas escolas, onde o seletivo ocorrerá também haverá policiamento. Além disso, foram demarcadas áreas estratégicas em São Luís e no interior que terão postos do Serviço de Inteligência Policial.

Já a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que haverá uma operação com agentes em viaturas para disciplinamento do trânsito no entorno da Uema para as provas deste domingo e segunda-feira, a partir das 9h.

A SMTT comunicou ainda que os agentes estarão próximos ao Mix Mateus, sentido Uema, bem como na entrada da Cidade Operária, sentido Centro, e na entrada da Uema, orientando e disciplinado o trânsito tanto na entrada, quando na saída dos candidatos nos locais de prova.

Números

54.721 candidatos inscritos
4.220 vagas disponibilizadas
180 locais de prova em todo o estado
57 locais de prova na Região Metropolitana de São Luís
21 campi da Uema

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.