Vítimas

Trânsito já matou 71 pessoas este ano na Ilha

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito acontecerá neste domingo durante evento que será realizado na Avenida Litorânea

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Carro foi incendiado após acidente e morte de jovem na MA-204, em Paço do Lumiar, em outubro
Carro foi incendiado após acidente e morte de jovem na MA-204, em Paço do Lumiar, em outubro (Acidentes)

Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) revelam que este ano 71 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito em toda a Região Metropolitana de São Luís. Apesar das campanhas educativas, ainda é grande a quantidade de mortes nas vias e o número de ocorrências já superou o total de casos registrados no mesmo período do ano passado. No domingo, um evento chamará atenção para as mortes no trânsito.

De janeiro até ontem 71 acidentes ocorreram na Grande São Luís (o que inclui as cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar). O quantitativo superou em pouco mais de 7% o total de caso registrados no mesmo período no ano passado, quando aconteceram 66 mortes em acidentes de trânsito. O ano de 2015 terminou com um total de 75 mortes no trânsito.

Este ano, os meses de julho e agosto contabilizaram mais mortes em acidentes de trânsito, com o total de 10 ocorrências cada um. Em seguida estão os meses de abril, com nove, e fevereiro, com oito mortes.
Um dado que também chama atenção está presente neste mês de novembro. As seis mortes que aconteceram, foram registradas somente no último fim de semana. Das ocorrências, quatro foram classificadas como colisão, uma foi choque e o outra foi atropelamento.

Evento
No domingo, será realizado um evento na capital em memória as vítimas de acidentes de trânsito.
O evento será o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, que foi instituído pela
Organização das Nações Unidades (ONU), e acontece sempre no terceiro domingo do mês de novembro.

Na capital, a Maçonaria do Maranhão realizará as atividades em alusão à data na Avenida Litorânea, com concentração na Praça dos Pescadores.

Programação
A atividade está sendo realizada pela campanha permanente SOS Vida pela Paz no Trânsito, que vem realizando atividades de sensibilização ao longo de cinco anos. Uma ampla programação foi montada que se estenderá ao longo de toda a manhã do domingo.

As ações começam a partir de 8h, com a chegada das caravanas e, em seguida, o hasteamento da bandeira e execução do hino nacional. Em seguida haverá uma celebração ecumênica com a participação do arcebispo de São Luís, dom José Belisário, e um pastor da União Internacional de Pastores e Capelães (Unipas).

SAIBA MAIS

De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de morte no mundo de jovens entre 15 a 29 anos é a violência no trânsito ganhando da tuberculose, Aids e da violência de forma geral.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, a metade das mortes do trânsito estão relacionadas com a ingestão de álcool pelos motoristas. O custo anual com os acidentes de trânsito no Brasil gira em torno de 35 bilhões de reais, o que daria para comprar 300.264 ambulâncias. Ainda no país, das 605 aposentadorias por invalidez por dia, 70% são em razão de acidentes de trânsito.

Números

Mortes no trânsito em 2016 em São Luís
Janeiro: 6
Fevereiro: 8
Março: 6
Abril: 9
Maio: 4
Junho: 3
Julho: 10
Agosto: 10
Setembro: 5
Outubro: 4
Novembro: 6

Mortes no trânsito em 2015 em São Luís
Janeiro: 1
Fevereiro: 4
Março: 7
Abril: 7
Maio: 6
Junho: 5
Julho: 12
Agosto: 2
Setembro: 9
Outubro: 5
Novembro: 8
Dezembro: 9

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.