Muito calor

ONU diz que haverá novo recorde mundial de temperatura em 2016

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, subordinada à ONU, a temperatura deste ano foi influenciada pelo El Niñ

Estadão Conteúdos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
(temperatura alta)

SÃO PAULO - A Organização Meteorológica Mundial (OMM), subordinada às Nações Unidas, anunciou nesta segunda-feira (14) que o mundo deve voltar a bater o recorde de temperatura em 2016, com uma média de 1,2ºC a mais em relação ao nível da era pré-industrial. A temperatura é próxima do limite estabelecido pelo Acordo de Paris, assinado no ano passado, que tem como limite um aumento entre 1,5ºC e 2ºC acima do nível da era pré-industrial.

De acordo com a organização, que é subordinada às Nações Unidas, a temperatura deste ano foi influenciada pelo evento climático El Niño. A OMM também afirma que 2016 superou a temperatura de 2015 e que 16 dos 17 anos mais quentes ocorreram neste século.

Maranhão

Segundo um recente estudo, previsão de aumento de temperaturas também vale para o Maranhão, que deve se tornar mais quente e seco até 2070, segundo informações de uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Ainda segundo o estudo, o Litoral Maranhense será a região menos afetada pela alta da temperatura, enquanto a Região Oeste registrará aumento de 5ºC e uma diminuição de até 32% no volume de chuvas. Já São Luís deve ter um aumento de 3,1º nos próximos 25 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.