Balneabilidade

Novo laudo divulgado pela Sema mostra trecho impróprio para o banho

De acordo com a secretária, o trecho impróprio para o banho fica próximo à foz do Rio Calhau; amostras coletadas no local apontam contaminação acima do permitido

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Água poluída da Foz do Rio Calhau desce para o mar, deixando a orla novamente imprópria para banho
Água poluída da Foz do Rio Calhau desce para o mar, deixando a orla novamente imprópria para banho (Água)

Um novo laudo divulgado na sexta-feira, dia 11, pelo Governo do Estado, mostrou que um trecho da orla de São Luís está impróprio para o banho. O relatório se contrapõe aos últimos divulgados, que afirmavam que todos os pontos analisados estavam aptos para receberem banhistas.

De acordo com esse último relatório divulgado, o trecho impróprio para o banho está situado próximo à foz do Rio Calhau, na praia do Calhau. As amostras de água que comprovaram esse estado foram coletadas do dia 2 ao dia 6 deste mês.

Mancha
No entanto, no dia 4, uma mancha negra voltou a ser vista por banhistas e frequentadores da praia saindo da foz do Rio Calhau e indo em direção à praia. A situação evidenciava que esgotos in natura estavam sendo despejados diretamente no rio e, consequentemente, poluindo o trecho da praia.

A situação foi denunciada por O Estado na edição do dia 5 de novembro, lembrando que, mesmo o governo afirmando que todas as praias estavam em boas condições de balneabilidade, havia trechos impróprios para o banho, o que representa risco para os banhistas.

Na ocasião, o governo informou que a equipe do Laboratório de Análises Ambientais (LAA) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) havia constatado lançamento de esgoto na foz do Rio Calhau em direção à praia. Naquele mesmo dia, os técnicos fotografaram e coletaram a amostra da água, entrando em contato também com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

Nesta sexta-feira, quando foi divulgado o novo laudo de balneabilidade das praias, a secretaria informou que um extravasamento em uma elevatória do Rio Calhau impossibilitou que esse ponto, especificamente, continuasse com condições de balneabilidade.

As análises realizadas entre os dias 2 e 6 deste mês apontaram números superiores de contaminação acima dos permitidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) no ponto da foz do Rio Calhau, ao lado do parquinho da Litorânea. De acordo com a Caema, um extravasamento ocorrido no dia 2, na elevatória localizada próximo ao Rio Calhau, ocasionou a propagação de substâncias que tornaram o local impróprio para banho.

Esse extravasamento ocorreu por causa do sucateamento da linha de esgoto da Avenida Daniel de La Touche, que data de 1984, mas que está sendo substituída em toda sua extensão (2,3km) desde o ano passado, para garantir a interceptação do esgoto e, consequentemente, a balneabilidade das praias.

Laudos
Os laudos anteriores divulgados pelo Governo do Estado que atestavam as boas condições de banho das praias da Região Metropolitana de São Luís foram questionados durante uma audiência realizada no dia 19 do mês passado.

Durante o encontro, realizado na Assembleia Legislativa e coordenado pelo deputado estadual Adriano Sarney (PV), pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) afirmaram que não é possível afirmar que a orla da Grande Ilha esteja limpa, pois os rios, por exemplo, que afluem para o mar (como o Bacanga e o Calhau) ainda apresentam índices “acima da média” de coliformes fecais.

Segundo a professora do Núcleo de Geociências da UFMA, Ediléia Pereira, além do fato que comprova a elevação dos níveis de coliformes dos rios afluentes, seriam necessárias contraprovas para a eficácia dos laudos. Ainda segundo ela, seriam necessárias contraprovas dos resultados das amostras das praias feitas por pessoas ligadas a instituições fora do Governo, como a UFMA, por exemplo. Sobre as contraprovas, o Governo não se opôs à ideia e afirmou que tem interesse na promoção de novos testes.

SAIBA MAIS

De acordo com a Sema, os trechos próprios para o banho estão localizados nas praias conforme mostrou o último laudo são: Ponta d’Areia (ao lado do Forte Santo Antônio, em frente ao Edifício Herbene Regadas, atrás do Hotel Praia Mar, atrás do Bar do Dodô, em frente à Praça de Apoio ao Banhista e em frente ao Hotel Brisa Mar); São Marcos (em frente aos bares Do Chef e Marlene’s, em frente à Barraca da Marcela, em frente ao Agrupamento Batalhão do Mar, em frente ao Ipem e ao Bar Kalamazoo); Calhau (à direita da elevatória II da Caema; em frente à Pousada Tambaú; em frente ao Bar Malibu); Olho d’Água (à direita da Elevatória Iemanjá II e a direita da Elevatória Pimenta I); Praia do Meio (São José de Ribamar) e Araçagi (São José de Ribamar).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.