Importância do aleitamento

Hospital Universitário promove “Mamaço” em São Luís

Evento considerado simbólico teve como objetivo chamar a atenção para o déficit do estoque do banco de leite da unidade de saúde

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

Um ato em prol da importância da amamentação foi realizado, na tarde de sexta-feira (11), na Praça Maria Aragão. O evento, organizado pelo Hospital Universitário da UFMA, teve como objetivo chamar a atenção ainda para o déficit do banco de leite da unidade de saúde federal.

Antes do ato simbólico, houve apresentações do Coral Uniti – da terceira idade – da UFMA. No repertório, canções que fazem alusão à importância do aleitamento. Em seguida, as mães realizaram uma espécie de “mamaço” em que elas, de forma simultânea, amamentavam seus bebês.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário, Feliciana Pinheiro, a amamentação é o primeiro direito adquirido do ser humano. “ Quando a pessoa nasce, já está com o direito de amamentar. Ou seja, trata-se de um algo saudável e importante pois, inclusive, melhora a relação entre a mãe e seu filho ou sua filha”, disse.

Segundo o representante do BLH, Christyann Lima, atualmente o setor está com o estoque de leite 40% inferior ao mínimo estipulado pela direção do Hospital Universitário. É uma carência enfrentada ao longo de todo o ano e, especialmente nas proximidades das comemorações natalinas, há uma queda ainda maior na presença das doadoras”, afirmou.

Razões

As mães que estiveram presentes no “mamaço” disseram a O Estado as razões para amamentarem seus filhos. A dona-de-casa Samara de Oliveira Silva, de 24 anos, moradora do Residencial Nova Terra, alimenta seu filho – Aleffy Kauan, de 1 ano de idade - com o próprio leite. “ Sempre soube o quanto é importante promover a amamentação e, neste caso, vou alimentar meu filho desta forma até os dois anos de idade”, disse.

A opinião foi compartilhada por Mayara de Sousa, de 20 anos, e mãe de Maya Beatriz, de 6 meses. “ A minha filha atualmente é a principal razão de minha vida e vou dar a ela, até quando puder, o melhor alimento”, afirmou.

Mais

O "Mamaço" surgiu na França

A expressão “mamaço” surgiu na França, em 2006, numa reunião de mães que tiveram a ideia de amamentar, ao mesmo tempo, os seus bebês. A iniciativa chegou ao Brasil em 2012, durante as comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.