Exame

Enem 2016: 40% dos candidatos ainda não viram o local de provas

Balanço parcial divulgado pelo Inep na tarde de ontem mostra que mais de 5,2 milhões de pessoas já acessaram o cartão de confirmação do Enem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
(Candidatos se submetendo às provas do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem) no ano passado)

Brasília - A edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece daqui a oito dias, mas 40% dos candidatos inscritos ainda não sabem onde farão as provas, porque não acessaram, pela internet, o seu cartão de confirmação do exame. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até a manhã de ontem, dos 8.627.195 inscritos, 5.242.255 já viram o endereço do seu local de provas. Isso quer dizer que 3.384.940 de candidatos ainda precisam cumprir essa tarefa para poder participar do exame.

A maior parte deles acessou o cartão de confirmação pelo sitehttp://enem.inep.gov.br/participante/. Mas o Inep lembra que é possível ver o cartão pelo aplicativo MEC Enem, gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone. O cartão de confirmação do Enem também será ainda enviado por e-mail e SMS, usando os dados de cadastro dos participantes.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em alguns cartões os alunos poderão encontrar a informação “Aguarde a confirmação do seu local de prova. Efetue nova consulta nos próximos dias”. Segundo o Inep, isso significa que o estabelecimento previsto foi comprometido por reformas ou circunstâncias naturais.

Nestes casos, a organização do Enem afirma que o dado será atualizado nos próximos dias, com a realocação dos alunos. A presidente do Inep, Maria Inês Fini, informou que duas escolas em Alagoas, por exemplo, já tinham sido descartadas até esta quarta em razão das chuvas.

Quadro

Entenda o cartão de confirmação

- Como ele pode ser acessado? O Enem 2016 tem 8.627.195 candidatos inscritos. Nenhum deles receberá o cartão pelos Correios – ele será enviado por e-mail e SMS, e poderá ser consultado pelo site do Enem, ou pelo app oficial.

É obrigatório levar o cartão impresso no dia do Enem? Não. Os únicos materiais obrigatórios no dia do Enem são o documento com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Ainda assim, o Inep recomenda que o aluno leve o documento, já que ele tem todas as informações importantes para cada candidato.

- O que diz o cartão?

A principal informação contida no cartão é o endereço exato em que cada participante fará o Enem. Há três campos que devem ser observado: o primeiro é o local de realização do exame, que diz respeito ao nome da instituição que servirá de local de provas nos dias 5 e 6 de novembro. A segunda informação é o endereço desta instituição. Por fim, a terceira informação importante para os candidatos se localizarem é o número da sala em que eles farão as provas.

- Que outros dados estão no cartão?

Além do local de provas, é no cartão de confirmação que os candidatos poderão checar os outros detalhes de sua inscrição, como, por exemplo, a língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol), e se o candidato receberá algum tipo de atendimento especial (como prova ampliada, para pessoas com baixa visão) ou específico (como fazer a prova após o pôr-do-sol no sábado, no caso dos sabatistas, ou usar um nome social, no caso dos candidatos e canditadas transexuais e travestis). Nesses casos, o atendimento está indicado abaixo do endereço das provas, conforme indica o exemplo abaixo, de um candidato transexual de Minas Gerais:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.