Educação

MP vistoria escolas alvos de ataques criminosos na capital

Situação das unidades de ensino foi mostrada por O Estado, e ontem o promotor de Justiça Paulo Avelar verificou o andamento dos serviços

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Promotor Paulo Avelar e assessora conferem obras em escola municipal que foi atacada neste ano
Promotor Paulo Avelar e assessora conferem obras em escola municipal que foi atacada neste ano (Vistoria escola)

Após O Estado alertar, diversas vezes, para a situação das escolas alvos de ataques criminosos, ontem o promotor de Justiça Paulo Silvestre Avelar Silva, titular da 1ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação de São Luís, vistoriou três das sete escolas incendiadas durante os ataques realizados por facções criminosas no fim de setembro e início deste mês. O objetivo das visitas foi verificar o andamento das obras de recuperação das unidades de ensino.
A primeira visita foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Darcy Ribeiro, no bairro Sacavém. Atacada em 29 de setembro, a escola teve três salas de aula queimadas e estão em processo de recuperação. Apenas uma delas já está em funcionamento. De acordo com a equipe técnica da unidade, as aulas não chegaram a ser suspensas. Os alunos das duas salas ainda interditadas estão assistindo às aulas nas salas antes destinadas à biblioteca e secretaria da escola.
Já o anexo da Unidade de Ensino Básico João Lima Sobrinho, no Conjunto Dom Sebastião, teve apenas a secretaria e a sala dos professores atingidas pelas chamas, na manhã de 3 de outubro. Durante a visita, a equipe do Ministério Público não encontrou operários em atividade. A equipe da escola confirmou que os trabalhos seguiam regularmente até a última sexta-feira. Também não houve suspensão das aulas.

Comunidade
Na Vila Mauro Fecury I, a escola atingida foi a Carlos Saads, também em 29 de setembro, que teve três salas de aula incendiadas. As obras na escola estão adiantadas, com previsão de entrega total no dia 4 de novembro. De acordo com o diretor da escola, professor Santos, as aulas regulares não precisaram ser suspensas. O gestor ressaltou, também, a participação ativa da comunidade no combate ao incêndio, o que impediu danos ainda maiores.
Outras duas escolas seriam visitadas na tarde de ontem: o Anexo 2 da UEB Governador Leonel Brizola, na Vila Luizão, e a escola Ronald da Silva Carvalho, na Divineia.
Durante a vistoria, Paulo Avelar pôde verificar que as escolas estão sendo recuperadas, mas que os serviços precisam ser feitos com maior agilidade, a fim de garantir condições dignas de ensino às crianças. Os resultados das vistorias serão discutidos em uma reunião com o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, ainda esta semana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.