Aprendizado

Alunos têm aula em laboratório de ciência da UFMA

Objetivo foi aproximar os estudantes de Rosário das áreas de Física, Química e Matemática

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Estudantes de Rosário vivenciaram a ciência em laboratório
Estudantes de Rosário vivenciaram a ciência em laboratório (ilha da ciencia h)

Estudantes da escola pública Professor Joaquim Santos, da cidade de Rosário, tiveram na tarde de ontem uma aula diferente em um dos laboratórios de produção científica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. O objetivo da dinâmica foi estimular o interesse pelas pesquisas nas áreas de Matemática, Física e Química em jovens de 15 a 18 anos.

No total, 25 alunos receberam orientações sobre a elaboração de projetos científicos e experimentos desenvolvidos por pesquisadores do Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência, da UFMA. “É preciso levar a ciência para o povo, estimular a prática científica, torná-la popular. É cada vez mais preocupante o baixo número de pesquisadores nas áreas exatas e, por isso, o objetivo desta atividade é desenvolver este interesse do jovem na ciência desde cedo”, disse o doutor em Física Molecular e responsável pelo Ilha da Ciência da UFMA, Antônio Oliveira.

O professor de Ciências da escola Professor Joaquim Santos, Roberdan Silva, disse que o critério para a seleção dos alunos que receberiam as informações científicas foi meramente teórico. “Fizemos uma espécie de seleção daqueles alunos que, nos anos primeiro, segundo e terceiro do Ensino Médio da unidade escolar, tiveram os melhores desempenhos durante o ano nas áreas de cálculo. Desta forma, você ajusta de fato o ambiente escolar às perspectivas dos alunos”, disse.

Um dos alunos mais interessados nas informações sobre a produção científica da UFMA foi Kerlyson Muniz, estudante do 1º ano. Ele pretende se formar em Engenharia Mecânica e já repassa ao irmão de 12 anos, os ensinamentos matemáticos assimilados por ele em sala de aula. “Eu sempre gostei de conta. É uma coisa minha. Não foi por estímulo de pai ou mãe”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.