Cultura

Espetáculos, oficinas e intervenções na 4ª etapa do Palco Giratório

Apresentações, do maior projeto de circulação teatral do Brasil, serão realizadas entre os dias 25 e 29 de outubro em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Cena do espetáculo Luto
Cena do espetáculo Luto (PALCO GIRATORIO )

SÃO LUÍS - O Maranhão recebe em outubro, a 4ª etapa do Palco Giratório 2016. As apresentações serão realizadas entre os dias 25 e 29 de outubro, em São Luís e nos dias 1º, 2 e 3 de novembro, em Caxias. Reconhecido por ser o maior projeto de circulação teatral do Brasil, o Palco Giratório é um evento realizado pelo Sesc de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, em todos os estados brasileiros, nas capitais e no interior.

Abrindo a agenda, nos dias 25 e 26 de outubro será ministrada a Oficina “Interpretação Autoral”, com a Cia. Teatro de Açúcar, do Distrito Federal, no Casarão Ângelus Novus, das 18 às 21 horas. No mesmo local, das 14 às 17 horas, acontece a oficina “Gesto e Narração: experiência e criação ficcional para o trabalho do ator”, com o grupo Teatro Máquina, do Ceará nos dias 26 e 27.

No dia 27 de outubro a Cia Teatro de Açúcar, do Distrito Federal apresenta o espetáculo teatral “Adaptação”, no Teatro João do Vale, às 19 horas. No dia seguinte, às 10 horas, o grupo interage com o público no Pensamento Giratório com participação do Ms. Jurandir Eduardo, no Teatro de Bolso Nerine Lobão, do Centro de Ciências Humanas na UFMA.

No dia 28 acontece ainda a Intervenção “Experimentos Gramíneos”, com a artista sergipana Maicyra Leão, iniciando as 16 horas na Praça do Pantheon e seguindo pela Rua Grande. A programação encerra a noite com o espetáculo teatral “Diga que você está de acordo! MAQUINAFATZER”, com Teatro Máquina, do Ceará, às 19 horas, no Teatro João do Vale.

No sábado, dia 29, o Palco Giratório traz para a Guest House a Oficina “Performagem”, com Maicyra Leão, no horário das 9 as 12 e das 13 às 16 horas. À noite, a partir das 17 horas a artista sergipana realiza a intervenção “Luto”, na ciclovia da Avenida Litorânea. Voltado para o público infantil, às 18 horas será apresentado o espetáculo infantil “João Botão”, com Teatro Máquina, no Teatro João do Vale.

Em Caxias, a programação inicia no dia 31 de outubro com a realização da oficina “Interpretação Autoral”, com a Cia. Teatro de Açúcar, do Distrito Federal, na Sala de Cultura Martinha Cruz, no Sesc Caxias, das 18h30 às 21h30. A oficina acontece em dois dias encerrando dia 1º de novembro.

No feriado de 2 de novembro, o grupo comanda o Pensamento Giratório na Sala de Cultura Martinha Cruz, às 18h30.

Encerrando a 19ª edição no Maranhão, no dia 3 será apresentado o espetáculo teatral “Adaptação”, com a Cia. Teatro de Açúcar, na Sala de Cultura Martinha Cruz, às 19 horas.

Palco giratório

Para difundir as artes cênicas brasileiras e democratizar o acesso à cultura, o Palco Giratório proporciona mais que entretenimento. O projeto possibilita trocas de experiências e intercâmbios entre artistas e a plateia, valorizando sempre a educação e cidadania dos espectadores.

Há 19 anos circulando pelo país, o Palco Giratório busca caminhos além do eixo sul-sudeste para difundir a cultura onde o teatro puder chegar. Dessa forma, vai até novos públicos, perpetuando hoje a tradição mambembe, vinculada a gerações anteriores de atores que já percorriam o Brasil com seus espetáculos por meio de alternativas próprias.

A 19ª edição do Palco Giratório é composta de 20 companhias que vão levar espetáculos culturais para todas as regiões do Brasil, passando por 145 cidades. Ao todo serão 728 apresentações artísticas (todas gratuitas), 1.325 horas de oficinas teatrais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.