Testes questionados

Em audiência, laudo de balneabilidade de praias da Ilha é colocado em xeque

Trabalho de monitoramento da orla da Ilha foi questionado em audiência pública na Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado Adriano Sarney

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

O laudo que comprova – de acordo com o Governo do Maranhão – a pureza das praias de São Luís foi questionado durante audiência pública realizada na tarde de ontem na sede da Assem­bleia Legislativa do Maranhão e coordenada pelo deputado estadual Adriano Sarney (PV). De acor­do com pesquisadores presentes ao encontro, não é possível afirmar que a orla da Grande Ilha esteja limpa, pois os rios, por exemplo, que afluem para o mar (como o Bacanga e o Calhau) ain­da apresentam índices “acima da média” de coliformes fecais.

Segundo a professora do Núcleo de Geociências da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Ediléia Pereira, além do fato que comprova a elevação dos níveis de coliformes dos rios afluen­tes, seriam necessárias contraprovas para a eficácia dos laudos. “A meu ver, não há como tecnicamente afirmar que, de um mês para o outro, a cidade que tinha apenas nove pontos liberados para banho, tenha no mês seguinte, 21 pontos próprios para o uso da população”, questionou.

Ainda segundo ela, é necessário que as contraprovas dos resultados das amostras das praias sejam feitos por pessoas ligadas a instituições fora do Governo, como a UFMA, por exemplo. “Até para que se tenha verdadeiramen­te a certeza dos fatos”, disse.

O argumento foi defendido pelo deputado Adriano Sarney. “Estamos aqui para tratar de um tema público, de grande relevância para a sociedade ludovicense. Desta forma, reforcei a necessidade da promoção desta audiência e da elaboração de soluções para o tema, que, além de ser o fator do uso ou não das praias, também tem total relação com a saúde do povo”, disse.

Novos testes
Sobre as contraprovas, o Governo não se opôs à ideia e afirmou que tem interesse na promoção de novos testes, que devem ser feitos nas próximas semanas.

“Não há nenhuma objeção do Governo. Pelo contrário. O nosso interesse é que tudo seja esclarecido. O nosso posicionamento é que a população pode ficar tranquila que as praias estão próprias para banho”, disse o secretário estadual do Meio Ambiente a O Estado, Marcelo Coelho.

ETE Vinhais
Uma das principais razões citadas pelo Governo para os últimos resultados sobre a balneabilidade das praias foi a entrega, em agosto deste ano, da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Vinhais (cujo projeto foi iniciado em 2013). No entanto, ao responder a um questionamento sobre o tema do deputado Adriano Sarney, o diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles, admitiu que a ETE está operando com apenas 30% de toda a capacidade. Ele citou investimentos da ordem de R$ 350 milhões feitos pelo Governo, nos últimos dois anos, para a resolução dos problemas de saneamen­to da cidade.

O gestor declarou ainda que “a situação ambiental de São Luís é horrível”, mas disse que, apesar da falta de operação da ETE Vinhais, outros fatores como a otimização das elevatórias e queda dos índices pluviométricos estariam sen­do responsáveis pela purificação das águas das praias. Em contrapartida, o deputado Adriano Sarney questionou, por exemplo, a falta de chuvas como fator. “E quando as chuvas começarem na cidade, haverá garantias de que a situação de balneabilidade se man­­terá?”, indagou.

RELEMBRE

Na edição de ontem, O Estado publicou reportagem em que moradores do conjunto Vinhais questionavam a eficácia da ETE Vinhais. Segundo eles, o esgoto coletado pela estação não é devidamente tratado. Por causa disso, os moradores protocolaram uma reclamação formal à Promotoria do Meio Ambiente, que deverá apurar o caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.