Movimento indefinido

Bancos privados devem voltar às atividades hoje

A Caixa deverá permanecer com as portas fechadas; situação indefinida no Banco do Brasil até o fechamento deste edição; Banco da Amazônia também deverá funcionar nesta sexta

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
(Reunidos em assembleia na noite de ontem, bancários analisaram propostas da Fenaban)

As agências bancárias da rede privada no estado deverão voltar às atividades hoje, 6, após deliberação da categoria, em assembleia realizada na noite de ontem na sede da categoria, em São Luís. No Banco da Amazônia (Basa), a greve também foi encerrada. Já as agências da Caixa permanecerão em greve no estado.

Até o fechamento desta edição, ainda não havia sido decidido se as agências do Banco do Brasil (BB) permaneceriam em greve. Os funcionários do Banco do Nordeste no estado deverão decidir, nos próximos dias, se aceitam ou não a proposta dos empresários do setor.

Em reunião realizada na quarta-feira,5, em São Paulo, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), ofereceu aos bancários 8% de reajuste salarial e abono de R$ 3,5 mil, além de elevação de 10% no vale-refeição e auxílio-creche e de 15% no vale-alimentação.

Categoria soberana

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Eloy Natan, a categoria é soberana para decidir sobre a continuidade ou não grande, sempre tendo como referência as decisões dos sindicatos nas regiões Sul e Sudeste do país. “ Para a greve ser definitivamente encerrada, é preciso uma deliberação geral tendo como referência as decisões dos demais centros do país”, disse.

Ainda segundo o dirigente, hoje – a partir das 17h – haverá uma nova assembleia na sede da categoria para avaliação geral do movimento. “ Vamos avaliar, por exemplo, a situação da Caixa, que decidiu recusar a proposta e permanecer até o momento em greve”, disse.

Durante a greve dos bancos, que foi iniciada no dia 6 de setembro, a população enfrentou uma série de transtornos. As agências lotéricas permaneceram cheias e alguns estabelecimentos precisaram reforçar a segurança, pois houve um aumento na circulação de dinheiro. Alguns caixas eletrônicos apresentaram falta de cédulas e os clientes usaram os serviços de internet banking e autoatendimento para quitar suas contas.

Mais

Proposta aceita pelos bancários

- Reajuste de 8%

- Abono de R$ 3,5 mil

- Elevação de 10% no vale-refeição e auxílio-creche

- Aumento de 15% no vale-alimentação

- Anistia nos dias parados

Fonte: Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito

-----------------------------------

Situação da greve dos bancários no Maranhão

Caixa – recusou proposta e agências permanecem fechadas

Bancos privados – aceitaram proposta e agências deverão ser abertas

Banco da Amazônia – aceitou proposta e agências deverão ser abertas

Banco do Nordeste – ainda sem definição

Banco do Brasil – até o fechamento desta edição, sem decisão tomada

Frase

“Houve reposições importantes, ainda abaixo do que a categoria desejava. No entanto, os bancários se posicionaram e conseguiram benefícios necessários”

Eloy Natan

Presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.