Alerta

Estiagem e esgoto deixam Rio Tocantins “agonizando”

Nível do rio já chegou a 3,30m abaixo do normal e segundo a Defesa Civil, caso os governos federal, estadual e municipal não intervenham, a situação pode piorar ainda mais; as embarcações já não podem mais navegar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Embarcação encalhada em trecho do Rio Tocantins com pedras e com nível baixo de água
Embarcação encalhada em trecho do Rio Tocantins com pedras e com nível baixo de água (Rio Tocantins)

IMPERATRIZ

É cada vez mais crítica e preocupante a situação do Rio Tocantins, próximo à cidade de Imperatriz, no sudoeste do Maranhão, de acordo com alerta feito pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil. O transporte aquaviário está praticamente suspenso no eixo da bacia Tocantins-Araguaia devido ao surgimento de pedrais(pedaços soltos de rochas) e barrancos de areia.

“O Rio Tocantins está agonizando e ficando apenas uma linha no seu meio, fato histórico, que tem causado prejuízos incalculáveis à comunidade ribeirinha e ao meio ambiente”, alerta o coordenador da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto.

“O nível do rio chegou a 3,30 centímetros abaixo do normal, afastando de 5m a 7m, com o surgimento de vários pedrais e bancos de areia jamais vistos que colocam em risco a navegação para diversas cidades dos estados do Tocantins e Pará”, lamenta ele, que solicitou providências emergenciais aos governos estadual e federal.

Chico do Planalto entende que é preciso a união das forças municipais, estaduais (Tocantins e Maranhão) e do Governo Federal para tentar salvar o majestoso rio Tocantins, principalmente o lançamento de dejetos de esgotos in natura nos riachos e córregos que desembocam no rio Tocantins.

Intervenção

Segundo ele, a situação é considerada gravíssima e precisa da intervenção dos governos para solucionar, em definitivo, o problema do esgotamento sanitário despejado no rio Tocantins. “Temos em média cinco canalizações de esgotos in natura jogados no Rio Tocantins, bem como em riachos e córregos que atravessam a cidade de Imperatriz”, afirma.

O superintendente da Defesa Civil também conclamou a população a colaborar na preservação do Rio Tocantins, caso contrário, todos serão prejudicados com a escassez de água. “Esse não é o momento para discursos ou falácias, mas uma tomada de ação que amenize a situação agonizante o qual passa o nosso Rio Tocantins”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.