Obras no São Cristóvão

Moradores do Jardim São Cristóvão pedem obras

Serviços na Avenida 2 e Rua Epitácio Cafeteira foram paralisados, causando a insatisfação daqueles que moram na localidade; Município nega suspensão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

Moradores do bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís, reivindicam a conclusão dos serviços de pavimentação em algumas vias da localidade. Segundo eles, o trabalho de cobertura asfáltica foi iniciado por meio do programa Interbairros, realizado em parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado, mas a atividade não foi concluída, causando a indignação dos moradores.

Um das vias que é alvo da reclamação dos moradores é a Avenida 2 do Jardim São Cristóvão. Uma placa chegou a ser colocada no local com os detalhes da obra: os serviços estavam orçados em mais de R$ 646 mil e tinham um prazo de 45 dias para a conclusão. Dentro do cronograma também estava incluída também a cobertura na Rua Haroldo Paiva. No entanto, as máquinas se retiraram do canteiro de obras e as atividades não foram concluídas.

Insatisfação

Um trecho de aproximadamente 200 metros da Avenida 2 não recebeu as melhorias. Segundo alegaram os moradores da comunidade, algumas vezes eles mesmos têm de tapar os buracos existentes na via.

A construção de uma nova ponte também é objeto de reivindicação dos moradores. A que existe no local atualmente foi construída de forma improvida pelos próprios moradores e já não atende mais a demanda da comunidade.

“O poder público não respeita a comunidade. Será que somos obrigados a passar por uma situação dessa, já que pagamos o IPTU e todos os outros impostos?”, questionou o servidor público Walmir Bezerra, morador da localidade.

Como os serviços estavam sendo feitos por meio do programa Interbairros, o morador contou que já entrou em contato com a Prefeitura de São Luís e Governo do Estado em busca de uma solução para o problema, mas nunca obteve resposta.

A Rua Epitácio Cafeteira recebeu serviços de pavimentação, mas eles também não foram concluídos. No período chuvoso a via é penalizada com alagamentos, causando a insatisfação daqueles que moram no local. “Teve dia em que eu andei com a água na canela e fiquei doente por conta disso”, disse o aposentado João Lisboa da Silva.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informou que o trecho citado pelos moradores não consta na ordem de serviço emitida pela secretaria, mas poderá ser incluído em eventuais etapas posteriores do programa.

Já a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) da prefeitura afirmou que a obra de infraestrutura na Rua Epitácio Cafeteira, no Jardim São Cristóvão, não está paralisada, já tendo sido concluídos mais de 80% dos serviços, que incluem, além do recapeamento asfáltico, a requalificação das calçadas e sarjetas da via. Informou também a previsão para o término dos serviços é no próximo mês.

Mais

O objetivo do Programa Interbairros é a implantação 14 novas conexões viárias no trânsito de São Luís. A ação, de acordo com o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, tem como objetivo criar novas possibilidades de tráfego de veículos nos grandes corredores urbanos para melhorar a mobilidade urbana na capital maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.