Multivacinação

Mais de 7 mil crianças foram imunizadas em campanha de multivacinação

Em São Luís, 64 postos de saúde estão mobilizados para atender a demanda. Campanha de Multivacinação vai se estender até esta sexta-feira, dia 30

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Criança é imunizada contra poliomielite, vacina que mais foi utilizada em Campanha de Multivacinação
Criança é imunizada contra poliomielite, vacina que mais foi utilizada em Campanha de Multivacinação (Criança)

Mais de 7 mil crianças em São Luís já foram vacinadas durante a campanha de multivacinação que está sendo realizada em todo o país pelo Ministério da Saúde (MS). Na capital maranhense, 64 postos de saúde estão mobilizados para atender a demanda.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), ao todo 11.918 crianças compareceram aos postos de saúde e, destas, 7.826 foram vacinadas, o que representa algo em torno de 65,6% das crianças. A vacina contra a Poliomielite está sendo a mais procurada com 3.194 doses aplicadas, seguida pela de Febre Amarela, com 1.104 doses aplicadas.

A campanha se estenderá até o dia 30. De acordo com Charlene Luso, coordenadora adjunta de Imunização da Semus, nos próximos dias mais crianças devem ser vacinadas. “Até o momento o comparecimentos nos postos de saúde está sendo bem grande e a tendência é aumentar nos próximos dias”, disse.

Campanha

O objetivo da campanha é mobilizar os pais ou responsáveis a levarem seus filhos para atualizar o cartão de vacinação. Este ano, a ação será voltada para menores de cinco anos, para crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. Para isso, o Ministério da Saúde enviou 19,2 milhões de doses extras de 14 vacinas para os postos de saúde de todo o país.

Com a campanha serão atualizadas 14 vacinas: hepatite A; VIP; meningocócica C; rotavírus; HPV; pneumo 10; febre amarela; catapora (varicela); pentavalente; tetraviral; dupla adulto; DTP; tríplice viral; e poliomielite. As doses já estão normalmente disponíveis de forma gratuita no SUS qualquer posto. Nessa perspectiva, o objetivo principal da campanha é estimular que os pais levem os filhos para pôr em dia a carteira de vacinação.

Diminuição

Com a campanha de vacinação, o Ministério espera a redução das doenças imunopreveníveis no país e diminuir o abandono à vacinação. Como a vacinação será de forma seletiva para a população alvo, não há meta a ser alcançada.

Para reforçar a mobilização, o Ministério da Saúde lançou uma campanha publicitária que será divulgada em todo o país. Com o slogan “Todo mundo unido, fica mais protegido”, a campanha publicitária será veiculada na televisão, rádio e internet, com vídeos, banners, cartazes e jingles.

Números

11.918 crianças compareceram aos postos de saúde

7.826 crianças vacinadas

14.640 doses aplicadas

Mais

Em janeiro de 2016, o ministério promoveu alteração no esquema vacinal de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente. O Calendário Nacional de Vacinação tem alterações rotineiras e periódicas em função de mudança na situação epidemiológica, nas indicações das vacinas ou na incorporação de novas vacinas. Mais informações sobre essa mudança podem ser encontradas no site do ministério: www.portaldasaude.gov.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.