TRE

Milhares foram buscar título de eleitor no último dia

No período da manhã, centenas de pessoas já enfrentavam fila na entrada do TRE-MA, no Aterro do Bacanga, em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
(Muitas pessoas enfrentaram fila para receber o título no Fórum Eleitoral)

Extensa fila foi formada ontem na entrada do Fórum Eleitoral, no Aterro do Bacanga, em São Luís, por ser o último dia para solicitação da segunda via do título de eleitor nos cartórios eleitorais e também para entrega de documentos dos eleitores que foram rezoneados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Muitas pessoas tiveram dificuldades para receber a segunda via do título, uma vez que o sistema do TRE, logo nas primeiras horas da manhã, acusou um problema. Segundo Silvana Souza Pereira, chefe de Atendimento do Fórum, o defeito foi identificado e a situação foi normalizada.

Mesmo assim, durante a manhã, os serviços eram quase todos manuais e apenas os documentos que já estavam impressos poderiam ser retirados. Isso prejudicava ainda mais o andamento do trabalho, já que os funcionários do TRE tinham que procurar um por um os títulos que iam sendo solicitados.

Jardel Lindoso deixou para pegar o título na última hora. Chegou por volta das 7h no fórum e saiu duas horas depois. “Consegui pegar. Por sorte já estava impresso, senão teria que esperar mais um tempo até o sistema voltar”, afirmou.

Conforme o artigo 52 do Código Eleitoral, em caso de perda ou extravio o novo documento pode ser requerido pessoalmente pelo eleitor até 10 dias antes da eleição, prazo que findou ontem.

Mas quem não conseguiu pegar o novo documento, por algum motivo, não precisa se preocupar pois poderá votar sem problema. A apresentação do título eleitoral não é mais obrigatória no momento de votar, bastando utilizar um documento de identidade oficial com foto.

Hoje, o título serve apenas para agilizar o processo de votação, além de conter informações que facilitam a vida do eleitor, como o número de sua seção eleitoral.

Mesmo quem sofreu o rezoneamento, realizado após o TRE ao constatar que três zonas apresentaram grande queda no número de eleitores, ficando inferior ao mínimo de 80 mil previstos na Resolução do TSE nº 23.422, pode ficar tranquilo.

De acordo com o TRE, os locais de votações permanecem os mesmos. Apenas os números das zonas foram modificados. Com isso, o eleitor pode se dirigir até a escola onde já votava, de posse do documento de identidade, e procurar a sua sessão, que estará devidamente identificada.

Mais

Na dúvida, basta ligar para o TRE

Em caso de dúvidas, o telefone 0800 098 5000, segue funcionando de segunda a domingo, das 8h às 19h. O eleitor também pode consultar a situação do seu título no site do TRE, no endereço: http://www.tre-ma.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/titulo-e-local-de-votacao

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.