Ação social

Ação social da Maçonaria acontece domingo na Vila Nova

Das 8h às 16h serão ofertados atendimentos de saúde, jurídicos, expedição de documentos, cursos, oficinas, atividades recreativas entre outros. As atividades acontecem no espaço da Paróquia São José do Bonfim.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Estudantes
Estudantes (Carlos)

Acontece no domingo, dia 25, a 14ª Grande Ação Social da Maçonaria do Maranhão, realizada pelo Grande Oriente Autônomo no Maranhão (GOAM). A ação acontece na Vila Nova onde a fraternidade já mantém um trabalho social há 14 anos. Das 8h às 16h serão ofertados atendimentos de saúde, jurídicos, expedição de documentos, cursos, oficinas, atividades recreativas entre outros. As atividades acontecem no espaço da Paróquia São José do Bonfim.

A Grande Ação Social da Maçonaria do Maranhão acontece sempre em localidades em que a população tem serviços públicos precários. Este ano, foi escolhido o bairro Vila Nova, na área Itaqui-Bacanga, beneficiando também as comunidades Alto da Esperança, Anjo da Guarda, Fumacê, Gancharia, Gapara, Residencial Paraíso, Sá Viana, São Raimundo, Vila Bacanga, Vila Embratel, Vila Maranhão, Sol Nascentes e outras da região. Na Vila Nova o GOAM mantém a creche Nossa Senhora das Graças, que atualmente atende 108 crianças da região. “Antes de escolhermos o local em que a ação ocorrerá fazemos uma pesquisa para conhecer a realidade e saber as necessidades daquelas pessoas”, informou Noê Paulino de Carvalho, Grão-Mestre do GOAM.

A expectativa do GOAM é atender de 10 a 12 mil pessoas. “Este é o público que estamos prevendo, mas o número de atendimentos prestados deve superar 100 mil, pois cada pessoa que comparece à ação busca de dois a três ou mais atendimentos ao longo das atividades”, informou Carlos Craveiro, coordenador de Esporte e Lazer do GOAM.

Segundo a fraternidade, os serviços na área de saúde serão os mais procurados a exemplo do que já aconteceu em ações anteriores. No pavilhão da saúde serão prestados serviços de vacinação, entre as quais contra o vírus H1N1, distribuição de kits de higiene bucal, palestras de prevenção e consultas de clínica médica, cardiologia, oftalmologia, pediatria, ginecologia, geriatria e oncologia. Outro serviço que deve ser bastante procurado é o de estética e beleza. Além dos atendimentos, a população poderá fazer oficinas de qualificação.

Cerca de mil voluntários das mais diversas áreas irão participar da 14ª Grande Ação Social da Maçonaria do Maranhão. Entes os quais 40 advogados prestarão assistência jurídica à população em temas como divórcios, guarda de filhos, tutelas e outros.

Uma das novidades da 14ª Grande Ação Social da Maçonaria do Maranhão é que além dos atendimentos, este ano foram oferecidos cursos profissionalizantes para os jovens da região. Em parceira com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estão sendo ofertados cursos de eletricista, bombeiro hidráulico e técnico em refrigeração. As três primeiras turmas foram iniciadas dia 16 de agosto e a formatura acontece dia 25 deste mês. Após o encerramento destas turmas novas inscrições serão abertas.

Além do Sesi e Senai, são parceiros do GOAM na 14ª Grande Ação Social da Maçonaria do Maranhão o 24º Batalhão de Infantaria Leve (24º BIL), as secretaria de Estado e Municipal de Saúde – SES e Semus – o Hospital Aldenora Bello, a Ordem dos Advogados do Brasil Secção Maranhão (OAB/MA), Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e diversos outros.

Mais

No sábado, dia 24, também das 8h às 16h, na área da Paróquia São José do Bonfim acontecerá a vacinação gratuita de cães e gatos.

Principais serviços da 14ª Grande Ação Social da Maçonaria do Maranhão

Consultas médicas - clínica médica, cardiologia, oftalmologia, pediatria, ginecologia, geriatria e oncologia;

Promoção e prevenção de saúde e higiene bucal com entrega de kits de escovação;

Atendimentos jurídicos;

Emissão de documentos – Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Boletim de Ocorrência;

Serviços de estética – corte de cabelo, limpeza de pele, sobrancelha;

Cursos e oficinas;

Atividades recreativas, esportivas, de lazer e culturais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.