Saúde

Dia Mundial da Doença de Alzheimer terá programação

Ações serão realizadas para levar esclarecimento e orientação sobre a doença, que acomete 35,6 milhões de pessoas em todo mundo

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
(alzheimer 750 1009)

A Associação Brasileira de Alzheimer Regional Maranhão (ABRAz/MA) realizará uma programação específica para divulgar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, 21 de setembro, data instituída pela ADI (Alzheimer's Disease International), entidade internacional que congrega mais de 75 Associações de Alzheimer no mundo. Para a ABRAz, o Dia Mundial da Doença de Alzheimer é uma oportunidade para sensibilizar a população em geral, entidades públicas e privadas de saúde, bem como os profissionais da área para essa doença que acomete bem mais de 1,2 milhões de brasileiros.

As ações preparadas pela ABRAz, para setembro, em função do Dia Mundial da Doença de Alzheimer, têm o objetivo de levar ao público esclarecimento e orientação sobre a doença, orientar sobre o tratamento e a importância do diagnóstico precoce, assim como também propagar a própria Associação como fonte de informação e de apoio aos familiares, cuidadores e profissionais de saúde que atendem doentes de Alzheimer.

Incidência

A doença de Alzheimer (DA), descrita pela primeira vez em 1907, pelo doutor Alois Alzheimer, se caracteriza pela perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. É uma enfermidade que não tem cura, mas pode e deve ser tratada.

A incidência da doença de Alzheimer (DA) vem crescendo mundialmente na mesma medida em que a população acima dos 65 anos aumenta. A enfermidade é um tipo de demência que acomete 35,6 milhões de pessoas em todo mundo, segundo um dos maiores levantamentos, já realizados até hoje sobre a doença, feito pela ADI.

De acordo a ADI, o crescimento da incidência da doença na população idosa praticamente dobra a cada 20 anos. A previsão é que o número de doentes de Alzheimer chegue a 65,7 milhões em 2030 e a 115,4 milhões em 2050. Atualmente, 58% da população com Alzheimer se encontram nos países desenvolvidos, percentual que atingirá os 72% em 2050.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.