Infraestrutura

Ruas do Residencial Araras estão quase intrafegáveis

As vias têm asfaltamento precário e os moradores estão incomodados com a poeira no verão e a lama no inverno

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Rua 5, no Residencial Araras está em situação precária
Rua 5, no Residencial Araras está em situação precária (Rua 5)

SÃO LUÍS - No Residencial Araras, no Turu, em São Luís, os moradores cobram da Prefeitura de São Luís o asfaltamento de duas ruas, 4 e 5. As vias servem de ligação entre a Rua do Aririzal e Boa Esperança, duas de grande fluxo de veículos na região. Mas mesmo após o envio de um requerimento diretamente à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) as ruas continuam com o asfalto comprometido, o que tem dificultado a vida dos moradores.

No dia 24 de junho deste ano foi dado entrada junto a Semosp um requerimento para asfaltamento das Ruas 4 e 5 do Residencial Araras, ruas estas em condições deploráveis. O requerimento foi entregue por Marcelo Freire Pires, morador da Rua 4, em nome dos moradores das duas vias. No documento, ele explica que em 2015 as duas ruas não foram incluídas nos serviços pavimentação realizados na região. Ele destaca ainda que nas vias moram cadeirantes e que estes estão tendo dificuldades de locomoção por causa da buraqueira.

Ainda segundo Marcelo Freire Pires, o processo encontra-se na mesa do superintendente de Infraestrutura Viária para autorização. “Formamos uma comissão e em 05 de junho fomos tentar in loco uma previsão para cumprimento do requerimento. Depois de muitas tentativas de insucesso, conseguimos falar com o superintendente e ele foi taxativo em dizer que não seria cumprido o requerimento e nos informou que somente com autorização do secretário de Obras ou do prefeito”, afirmou o morador.

Outro motivo que levou os moradores a requererem a melhoria da Rua 04 é que ela é via de ligação entre o Cantinho do Céu/Rua Boa Esperança e a Rua do Aririzal. Na via o tráfego de veículos é intenso. “Sobretudo de caminhões, que passam por aqui o dia inteiro diversas vezes por dia, apesar dos buracos”, afirmou Leni Maria Lopes Neves, que tem um restaurante no local.

Outras vias

E não são apenas as ruas 4 e 5 que estão com o asfaltamento comprometido. Em outras vias da área nem asfalto há. Como a Rua Primavera, que é de terra batida fazendo com o que os moradores alternem entre a poeira e a lama. “Em tempos de chuva andar pela rua é bem complicado porque ela vira um lamaçal. Quando começa a estiagem a gente sofre com a poeira. É muito ruim viver assim”, diz Lenita Gonçalves, moradora.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que já realizou os serviços de terraplanagem nas ruas da Primavera e Alto da Primavera, no Residencial Araras, e que a conclusão das obras no local, que incluem a imprimação e, posteriormente, asfaltamento das vias, já estão inclusas no cronograma das ações que está sendo realizado pela secretaria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.