Incidente

Parte do telhado de feira no bairro Vicente Fialho desaba após ventania

Mercado está incluído no cronograma de reformas a serem realizadas pela Prefeitura, mas nenhuma ação havia sido feita até ontem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

O desabamento de parte do telhado do mercado do bairro Vicente Fialho, em São Luís, na tarde de ontem, voltou a chamar atenção para o estado em que se encontram feiras e mercados da capital maranhense. Uma decisão judicial determinou que a Prefeitura de São Luís reforme esses espaços, o que ainda não aconteceu em sua totalidade.

A feira do Vicente Fialho é uma das 27 que devem ser reformadas. No entanto, nenhum serviço foi feito pelo poder público municipal no local, conforme denúncia dos feirantes.

Incidente
O incidente aconteceu por volta de 14h. No momento da queda de par­te do telhado, não havia feirantes trabalhando nas proximidades e, por isso, ninguém ficou ferido. Mes­mo assim, os comerciantes que estavam no local e testemunharam o desabamento ficaram assustados.

Parte do teto caiu sobre alguns boxes, onde são comercializados frutas, verduras e gêneros alimentícios. De acordo com testemunhas, uma ventania causou a queda da estrutura metálica da cobertura, que ficou retorcida no chão.

O mercado já foi administrado pelos feirantes, mas há alguns anos a gestão do espaço foi transferida para a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

Ainda de acordo com os feirantes ouvido por O Estado, a última reforma foi feita há mais de 20 anos, mas o telhado não recebeu reforma. Ontem, era possível observar que a estrutura metálica que sustenta o telhado está enferrujada e não aguentava mais o peso da cobertura, situação que compromete a parte da cobertura que ainda ficou de pé.

“A estrutura é antiga e não foi por falta de aviso que ela caiu. Ela já estava comprometida há muito tem­po”, disse o comerciante Paulo César Alima. Logo após a queda, oficiais do Corpo de Bombeiros estiveram no local e isolaram todo o espaço onde aconteceu o acidente. Um laudo com as causas da ocorrência será elaborado e divulgado nos próximos dias.

Reformas
A reforma das feiras e mercado de São Luís, incluída a do Vicente Fialho, já havia sido determinada pela Justiça. No dia 11 de agosto de 2015, a juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Luzia Madeiro Neponucena, deu seu parecer à ação civil proposta pelo Ministério Público Estadual (MP) obrigando a Prefeitura a reformar e adequar as feiras e os mercados da capital.

Na ocasião, a magistrada deu prazo de 72 horas para que o Município informasse o cumprimento e início das determinações judiciais, além de 60 dias para enviar o programa de reforma para o devido acompanhamento e fiscalização. Estipulou, ainda, multa diária de R$ 15 mil, em caso de descumprimento.
27 feiras e mercados de São Luís entraram na lista da juíza, que também determinou o prazo de 120 dias para o início da reforma e adequação dos logradouros. O objetivo era acabar com as irregularidades
descritas nos laudos da Vigilância Sanitária Estadual e do Conselho Regional de Engenharia (Crea),
citados no processo movido pelo MP.

Hoje, mais de um ano após a decisão, o que se vê é que a decisão ainda não foi cumprida em sua totalidade e que muitas feiras e mercados estão na situação precária de sempre. Sujeira, péssimas instalações sanitárias, elétricas e hidráulicas, lixo jogado a céu aberto, boxes em situação irregular e
outras deficiências são alguns dos problemas observados nas feiras e mercados de São Luís.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) informou, em nota, que dialogou com os feirantes da Vicente Fialho e que já está tomando as providências para a recuperação emergencial do telhado da feira. A Semapa reforçou que já deu início à limpeza do espaço e que providenciará tendas e estandes cobertos para abrigar os comerciantes. A Semapa frisou, por fim, que já possui projeto para a revitalização de mercados e feiras de São Luís e que a feira da Vicente Fialho está incluída neste cronograma.

SAIBA MAIS

Feiras que deverão ser reformadas conforme decisão judicial

Vila Bacanga
Vila Isabel
Anjo da Guarda
Vila Embratel
São Francisco
Praia Grande
Macaúba
Bairro de Fátima
Bom Jesus
Coroadinho
Tirirical
Ipem São Cristóvão
Vicente Fialho
Olho D'água
Angelim
Cruzeiro do Anil
Santa Cruz
Anil
Vila Palmeira
Santo Antônio
Liberdade
Monte Castelo
João Paulo
Forquilha
Cohab
Cohatrac (Primavera)
Mercado Central

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.