Manifestação

Manifestantes interditam Estrada de Ferro Carajás

Por causa do manifesto, o trem de passageiros da Vale, que sairia ontem de São Luís para Parauapebas (PA) não circulou e, consequentemente, não fará o seu percurso de volta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

A Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi interditada ontem no município de Marabá, no Pará, por manifestantes que reivindicavam principalmente por reforma agrária. Por causa do manifesto, o trem de passageiros da Vale, que sairia ontem de São Luís para Parauapebas (PA) não circulou e, consequentemente, não fará o seu percurso de volta.

O bloqueio aconteceu nas proximidades do KM 739 da ferrovia, realizado por integrantes de movimentos nacionais ligados à terra, como a Federação Nacional de Luta (FNL) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Com troncos de madeiras e pneus sobre os trilhos, eles usaram a interdição da ferrovia como pressão para que o Governo Federal atenda as suas reivindicações.

Com a obstrução da ferrovia, o trem de passageiros da Vale não fez o percurso de São Luís a Parauapebas e também não poderá circular hoje, dia de saída do Pará ao Maranhão. A interdição da ferrovia, nesses dois dias, está deixando mais de 2.600 pessoas sem o serviço, considerado para muitos usuários o principal meio de transporte entre os dois estados.

A Vale informou que já adotou todas as ações judiciais cabíveis. Um Boletim de Ocorrência já foi expedido e as ações de reintegração de posse e criminal estão em curso, considerando o crime previsto no Código Penal a que as pessoas que interditam ferrovias estão sujeitas, que é o de perigo de desastre ferroviário.

A empresa informou que ajuizará ações criminais contra os líderes do movimento visando a responsabilização pelos crimes praticados e buscará o reparo dos danos causados pelos manifestantes durante a obstrução da ferrovia. Até o fechamento desta edição, o protesto dos manifestantes ainda estava sendo realizado.

Mais

Os passageiros que já haviam comprado seus bilhetes podem ir às estações de passageiros para remarcação de data ou solicitar reembolso. Mais informações podem ser obtidas, com ligação gratuita, pelo Alô Ferrovias: 0800 285 7000

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.