Infraestrutura

Terminais de integração de São Luís precisam de reparos urgentes

Em uma visita rápida, muitos problemas são imediatamente identificados; na Praia Grande, os banheiros são a principal reclamação: estão sujos, danificados e sem privacidade para os usuários

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

[e-s001]O edital de licitação do transporte público em São Luís, finalizado no mês passado com a homologação das empresas vencedoras, prevê que as licitantes se­jam as administradoras dos cinco terminais de integração existentes na cidade, sendo responsáveis por sua operação, conservação e manutenção. Mas parece que essas empresas precisarão se desdobrar e desembolsar um belo montante em dinheiro para garantir o funcionamento adequado dos espaços.

Uma vista rápida a qualquer um dos terminais e uma conversa com seus usuários demonstram que, apesar das reformas que já foram realizadas, restam muitos problemas que não foram sanados. “Não existe banheiro nos terminais. É tudo quebrado e sujo”, afirma Raimundo Soares, que aguardava ônibus no Terminal da Praia Grande.

E dentro dos banheiros deste terminal, tanto o masculino quanto o feminino, parece que houve uma guerra, e bem suja. As paredes, que eram originalmente brancas, estão encardidas, amareladas e com vários pontos mais escuros, como se alguém tivesse arremessado um monte enorme de fezes e atirado nas lajotas. O cheiro também não é convidativo.

A maioria das pias não existe mais. Foram retiradas, sabe-se lá por quem e para quê. Há quem diga que foi vandalismo. Os mictórios no banheiro masculino sofreram o mesmo destino. As portas dos boxes individuais para os vasos sanitários estão quase todas quebradas, ou seja, privacidade não existe ali.

Em todos
E a situação não se resume apenas ao Terminal da Praia Grande, sendo replicada em todos os demais, acrescentando ainda o mato alto na frente do estabelecimento, alguns buracos no asfalto, torneiras de pias e bebedouros quebradas e a falta de equipamentos de segurança contra incêndio.

[e-s001]De acordo com a norma técnica Nº 003/97, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, os terminais de integração são edificações de reunião de público, es­tando assim qualificadas como edificações de médio risco, quanto a incêndios. Mas o que se vê nos terminais é a quase completa ausência de equipamentos de contenção de fogo, extintores e mangueiras. Os nichos em que de­veriam estar esses equipamentos estão vazios, alguns sem portas, expondo perigo a quem passa.

Em nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) informou que já reformou os terminais da Cohab/Cohatrac e São Cristóvão, que passaram por melhorias em suas estruturas, como a troca de sinalização nas plataformas, recuperação asfáltica nas vias internas, pintura, restauração da sinalização interna e reforma dos banheiros. A SMTT comunicou ainda que, com a Licitação do Transporte Público de São Luís, os terminais de integração serão reformados e administrados pelos consórcios vencedores do certame.

SAIBA MAIS

O que os concessionários poderão fazer nos terminais
- Exercer a administração e o controle da operação dos terminais de integração, sob supervisão e fiscalização da SMTT;
- Baixar normas gerais e específicas para operação, circulação, administração, controle, utilização dos Terminais de Integração e outorgar os contratos, sempre com anuência do Poder Concedente;
- Fiscalizar, controlar e disciplinar a operação das linhas integradas nas áreas da Terminal de Integração;
- Executar o serviço de limpeza, conservação, manutenção, segurança patrimonial e reforma dos terminais de integração;
- Operar os sistemas de apoio, grupos geradores, cabines de entrada, quadros de força e luz, casa de bombas e outros equipamentos que integram os terminais de integração;
- Implantar e manter a sinalização
vertical e horizontal e os elementos de comunicação visual nas dependências dos terminais de integração;
- Destinar áreas para exploração comercial e/ou visual de propaganda em locais próprios dos terminais de integração;
- Fiscalizar a exploração dos espaços internos dos terminais de integração destinados a pequenas unidades comerciais, mediante instrumento próprio e exercer respectivo controle do uso;
- Garantir a regularidade do atendimento, a segurança e o conforto dos usuários, por meio da política definida pelo Poder Concedente;
- A concessionária poderá contratar serviços de terceiros para a execução de atividades específicas, na forma determinada pelo Poder Concedente.

Responsáveis pelos terminais
Lote I - CONSÓRCIO CENTRAL - Praia Grande e Distrito Industrial
Lote II - CONSÓRCIO VIA SL - Cohab/Cohatrac
Lote III - CONSÓRCIO UPAON-AÇU - São Cristóvão
Lote IV - VIAÇÃO PRIMOR LTDA -Cohama/Vinhais

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.