Ações de saúde

Ações de saúde chegam às comunidades de Fortuna

Varjão e Centro do Anajá foram atendidas pelos programas de Saúde do Homem e da Mulher por meio do Serviço Nacional d e Aprendizagem Rural

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Adolescentes foram atendidos com aplicação de flúor
Adolescentes foram atendidos com aplicação de flúor (Adolescentes)

Fortuna - Os programas Saúde da Mulher e Saúde do Homem foram levados aos produtores rurais das comunidades Varjão e do Centro do Anajá, localizadas no município de Fortuna. A população foi submetida a exames preventivos (colo do útero ou Papanicolau) e Antígeno Prostático Específico (PSA), relativo à próstata.

Também foram levados a essas comunidades, testes rápidos de glicemia, HIV, sífilis e hepatite virais, além de vacinação para adultos e crianças. Foram ofertados, ainda, aferição de pressão, aplicação de flúor com orientação quanto à escovação e serviços de embelezamento com entrega de kits de higiene para ambos os sexos. Palestras sobre mudança de hábitos e o que fazer para alcançar a saúde perfeita.

As ações de saúde realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) contou com a parceria da Prefeitura de Fortuna, responsável pela mobilização dos participantes que receberam atenção especial da equipe multiprofissional que em dois dias consecutivos atendeu 210 pessoas.

A assessora técnica do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do Senar Brasil, Leilane Lopes Ribeiro Oliveira acompanhou o desenvolvimento das ações de saúde empreendidas nestas localidades e disse que os Programas estão atendendo às necessidades do homem do campo nas áreas da saúde.

“É muito importante a iniciativa. Está tomando o rumo que o Senar pretendia, que era levar estas atividades ao setor rural com a prevenção do colo do útero e o câncer de próstata e com eles, seguem agregados exames importantes, vacinações e outros”, destacou a assessora.

Importância

Para o superintendente Luiz Figueiredo os programas da área social são muito importantes para a entidade porque complementam o trabalho da área de produção.

“Sabemos que o setor rural é muito carente desse tipo de atendimento, então com o apoio de parceiros, a abrangência se torna mais ampla e os objetivos da instituição são alcançados”, disse o superintendente.

A secretária de Saúde de Fortuna, Aritana Coelho de Oliveira, disse ser esta a quarta vez, este ano, que os programas são desenvolvidos no município, sempre com a parceria do Senar. Os dois primeiros mutirões foram realizados na sede com um alcance satisfatório tendo em vista ter sido oferecido os mesmos atendimentos de saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.