Alimentação

Amamentação é tema de destaque no hospital da UFMA

Semana do Aleitamento Materno é realizada no HU-UFMA com atividades e palestras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Aleitamento materno é tema de discussão durante esta semana
Aleitamento materno é tema de discussão durante esta semana (amamentação)

SÃO LUÍS - Durante toda esta semana, o mundo celebra o ato de amamentar. Por causa disso, o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) preparou toda uma programação especial para celebrar o momento e, mais que isso, lembrar às pessoas, especialmente mães e futuras mamães que não existe alimento melhor para o seu filho que o leite materno. Mesmo assim, nem tudo é felicidade, já que o estoque do banco está bem abaixo do que é necessário para alimentar as dezenas de bebês necessitados.

De acordo com Simone Gomes Leal, nutricionista do banco de leite, atualmente são necessário 4 mil mililitros diários de leite humano para suprir a necessidade, mas a unidade consegue arrecadar e distribuir entre mil e mil e quinhentos mililitros, somente. “Estamos com o estoque baixo, e quanto mais doações, melhor. O leite é vida para a criança”, destacou Simone Leal.

Só que para que este estoque tenha um aumento considerável é necessário que mães tenham consciência de que o leite em excesso, que consequentemente iria para o lixo, pode alimentar outra criança, que por algum motivo não tem condições de ter o alimento vindo diretamente da mãe.

Semana
A Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorre até sexta-feira, tem como tema, este ano, “Aleitamento Materno: presente saudável, futuro sustentável”. O objetivo é reafirmar a importância de incrementar e dar suporte às ações de proteção, promoção e apoio à amamentação. As ações são organizadas pelo Banco de Leite Humano do HU-UFMA.

A data é celebrada mundialmente e foi idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, em inglês), sendo a primeira vez em 1992. Hoje, 24 anos depois, 120 países já aderiram ao movimento.

No HU-UFMA, durante toda a semana serão realizadas palestras para as mães do serviço do puericultura do Banco de Leite Humano, com o tema “Aleitamento materno como chave para o desenvolvimento sustentável”.

Para hoje, está prevista uma visita à Maternidade Nossa Senhora da Penha, onde será realizada uma ação educativa sobre a Semana Nacional de Aleitamento Materno. Além de observação da mamada e ajuda às mães que amamentam.

SAIBA MAIS

Como doar leite

Qualquer mãe com leite em excesso e boa saúde pode doar leite humano. Para isso deve entrar em contato com um banco de leite, em São Luís existem dois: na Maternidade Marly Sarney (98-3245-3457) ou no Hospital Materno Infantil (98-2109-1178).

As unidades orientam as mães sobre como deve ser feita a coleta e também recolhem os frascos, já cheios nas próprias casas.

Quantidade de leite doado e distribuído em 2016 *

Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Marly Sarney

JAN FEV MAR ABR MAI JUN TOTAL

Leite Humano Coletado 65,7 79,9 93,9 65,6 63,2 70,5 438,8

Leite Humano Distribuído 45,6 57,3 69,4 66,7 65,5 61,6 366,1

Relatório - Nome do BLH: Banco de Leite Humano do HUUFMA

JAN FEV MAR ABR MAI JUN TOTAL

Leite Humano Coletado 65,7 73,5 79,4 80,7 81,3 86,7 467,3

Leite Humano Distibuído 27,9 30,9 41,3 39,9 41,4 48,4 229,8

* Em litros

(Fonte: Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.