Segurança

Segurança Pública no Maranhão e no Brasil é tema de fórum

Evento, que está acontecendo na UFMA, vai até o dia 30 deste mês e visa aprimorar conhecimentos de profissionais, estudantes e representantes da comunidade

OESTADOMA.COM / com informaões da assessoria de comunicação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Desafios contemporâneos da gestão da segurança pública será debatidos
Desafios contemporâneos da gestão da segurança pública será debatidos (Segurança na Rua Grande)

SÃO LUÍS – Começou, nesta segunda-feira, o II Fórum Acadêmico de Segurança Pública, que está acontecendo no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão. O evento, que vai até o dia 30 de setembro, está inserido nas programações do Curso de Especialização em “Cidadania, Direitos Humanos e Gestão da Segurança Pública”, para aprimorar os conhecimentos daqueles profissionais de Segurança Pública e representantes da comunidade que aspiram atuar nesta área. O curso busca também qualificar pessoas em uma perspectiva humanista, democrática, valendo-se do olhar multidisciplinar (antropológico e sociológico, histórico e filosófico), em particular, de respeito e atenção às condições de desenvolvimento humano e social encontradas no Estado do Maranhão, dando uma nova perspectiva de ação para os profissionais da área de segurança pública do estado.

Com vistas a esses objetivos, para dar início aos trabalhos, o II Fórum Acadêmico de Segurança Pública receberá o Técnico de Políticas Públicas Sociais da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Davi Romão, que vai tratar sobre “Políticas e Desafios da Gestão de Ensino em Segurança Pública no Brasil”.

Segundo ele, os desafios contemporâneos da gestão da segurança pública – problemas complexos e recursos limitados – exigem a implementação de políticas públicas efetivas. “As decisões governamentais podem ser facilitadas com a utilização adequada de produção científica na formulação e implementação de políticas públicas. Portanto, os formuladores de políticas precisam ter acesso a evidências científicas sólidas. Para isso, é fundamental que a produção de conhecimento seja adequada às necessidades das instituições e que este conhecimento produzido seja incorporado pelas ações de ensino das instituições, de modo a difundi-lo e permitir que este se converta em práticas cotidianas”, explica.

Davi lembra que a produção e disseminação de evidências científicas consistentes é um dos objetivos da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública – Renaesp, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Cidadania. “A Renaesp propicia aos profissionais de segurança pública acesso a cursos de pós-graduação, realizados por meio de parcerias com universidades brasileiras. Em dez anos, foram ofertados 190 cursos, realizados por 70 instituições parceiras, especializando 8.700 profissionais de segurança pública de todo país”.

Ainda de acordo com o palestrante, a Renaesp tem incentivado, em adição, as instituições de ensino superior a promoverem novos cursos, bem como a implantarem centros de estudo e pesquisa dedicados à segurança pública, fomentando, assim, a produção de conhecimento científico sobre tão importante temática.

“Dessa forma, buscamos aproximar academia, instituições de segurança pública e profissionais de segurança pública, promovendo a produção de conhecimento e o aproveitamento institucional deste, o que, por fim, permitirá que nossos sistemas de segurança pública possa atender com maior efetividade e eficiência as necessidades da população”, conclui Davi.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.