Perigo no alto

Plantas se prendem a fiação e põe rede elétrica em risco

Situação é comum no centro da cidade e pode causar interrupção no fornecimento de energia elétrica

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Vegetação se enrosca nos fios de energia elétrica e em poste
Vegetação se enrosca nos fios de energia elétrica e em poste (Vegetação)

É comum observar nos postes em São Luís vegetação e linha de pipa enroscados na fiação elétrica. Tais situações podem causar acidentes, como curtos-circuitos, deixando centenas de pessoas sem o fornecimento de energia para residências.

No centro da cidade, por exemplo, é comum observar a fiação elétrica encoberta por vegetação. Na manhã de ontem, O Estado flagrou, na Rua dos Afogados, diversas plantas cobrindo praticamente toda a extensão da rede elétrica.

No cruzamento entre as ruas da Mangueira e dos Afogados, a situação é semelhante. Além da vegetação estar cobrindo a rede elétrica, a parte superior do poste de iluminação pública também está praticamente encoberta.

Na Rua de Santaninha, a vegetação está emaranhada há tanto tempo na fiação elétrica que ela mudou de cor, passando de verde, que é a sua coloração normal, para marrom.

No caso da vegetação, o emaranhado de galhos e folhas das árvores costuma encobrir os cabos de eletricidade e, dependendo da situação, o fornecimento de energia elétrica para os consumidores fica comprometido. Os cabos da rede telefônica, por serem mais baixos, acabam sendo enroscados também pela vegetação.

Com relação aos casos de linhas de pipa na fiação , o levantamento da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) mostra que os bairros Coroadinho, Cidade Olímpica, Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Liberdade, Bom Jesus, João Paulo e Cidade Operária são as localidades em que mais são registradas essas ocorrências. Em alguns casos, não apenas a linha, mas a pipa enrosca-se nos fios de energia.

Para evitar situações como essas, a Cemar informou que podas de árvores são realizadas frequentemente por equipes especializadas. E que quase em sua totalidade as podas no centro de São Luís têm de ser feitas aos domingos, pois há muitas ruas em que o caminhão não entra, dificultando a atividade. Além disso, há casas abandonadas em que a equipe não tem autorização para entrar.

SAIBA MAIS

A Cemar informou que, em casos de galhos de árvore próximos ou em contato com os fios da rede elétrica, as pessoas não devem subir nas árvores para tentar podá-la, pois há risco de acidentes. A orientação é procurar uma agência de atendimento para solicitar o serviço ou ligar na Central 116, informando o local com ponto de referência para que a companhia programe a ida de uma equipe de manutenção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.