Projeto

Empreendedorismo no currículo escolar

Senado aprovou projeto; Sebrae já desenvolve educação empreendedora desde 2014 no MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

O projeto de lei 772/2015, que muda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para prever o estudo do empreendedorismo nos currículos dos ensinos fundamental e médio, e na educação superior, foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), na última quarta-feira (12). O autor da proposta é o senador José Agripino (DEM-RN). O texto teve decisão terminativa e pode seguir diretamente para análise da Câmara dos Deputados.
De acordo com o projeto, o ensino do empreendedorismo deve entrar no currículo escolar a partir do 6º ano do ensino fundamental e será feito de forma transversal, ou seja, será inserido dentro das disciplinas que já existem na grade curricular das escolas. Nas universidades, o foco maior será a educação para o trabalho, integrando os conhecimentos técnicos e científicos que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem dos cursos de graduação.
“O desenvolvimento de competências empreendedoras é fundamental para que os jovens saiam das escolas mais preparados para o mercado de trabalho que os espera, pois desenvolve habilidades de liderança, trabalho em equipe, foco, entre tantas outras. É uma forma de oportunizar a esses jovens mais ferramentas para que possam escolher suas carreiras de maneira mais assertiva”, acredita o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

Empreendedorismo
O Sebrae comemorou a aprovação do projeto em todo o país, já que realiza ações de educação empreendedora desde 2009, quando iniciou o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), que atende desde o ensino fundamental até o ensino superior, com várias frentes de atuação. No Maranhão, o PNEE começou em 2014 com o funcionamento da Escola de Formação Gerencial (EFG) e a implantação do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
Segundo a gestora estadual do PNEE, Raíssa Amaral, o objetivo do programa é ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, objetivando a consolidação da cultura empreendedora na educação.
“Empreender nas escolas, por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, estimula o crescimento da consciência empreendedora desde cedo nos alunos e isso eles desenvolvem ao longo da sua vida”, destaca Raíssa Amaral.

MAIS

O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos é desenvolvido pelo Sebrae no Maranhão em Timon e Nova Olinda. Timon foi o primeiro município maranhense a fazer parte do projeto e está no 2º ano de execução. A Escola Comunitária Mãos Dadas, onde o projeto foi implantado atende 751 alunos do 1º ao 9º ano, com faixa etária de 6 a 14 anos. Em Nova Olinda, o JEPP está sendo desenvolvido em parceria com a prefeitura. Os professores da rede municipal já foram capacitados e receberam as cartilhas com a metodologia do projeto. A perspectiva é que cerca de 3.800 alunos sejam atendidos no decorrer do programa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.