Orientação

Campanha faz alerta sobre cuidados com a higiene

Movimento Brasil Sem Parasitose foi criado para orientar a população a se prevenir de doenças ligadas a parasitoses intestinais por meio da higiene; evento acontece até hoje em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 89% da população maranhense não têm acesso aos serviços de saneamento básico. E isso é um risco para a saúde pública, facilitando o surgimento de parasitoses intestinais ou doenças causadas por vermes. Para orientar a população, a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) está viajando o país com o Movimento Brasil Sem Parasitose (MBSP), prestando atendimento médico gratuito. Em São Luís, hoje é o último dia da ação que acontece de 9h às 17h no estacionamento do Rio Anil Shopping (Turu) com atendimento médico com gastroenterologista.

Segundo a gastroenterologista Priscila Marques, as parasitoses mais comuns são a ascaridíase, que é uma verminose causada por um parasita chamado Ascaris lumbricóides, conhecido como lombriga; giardíase, também conhecida por lambliose, é uma infecção intestinal causada pelo protozoário flagelado Giardia lamblia e a amebíase, que é causada pela ameba.

Priscila Marques é uma das médicas que compõem a ação itinerante, por meio de uma unidade móvel, que acontece desde março deste ano e até outubro percorrerá 11 cidades brasileiras, levando à população atendimento e informação sobre a importância de hábitos de higiene que evitam a transmissão de parasitas, bem como o tratamento antiparasitário para o controle de doenças, que devem ser prescritas por médicos e/ou especialistas.

O paciente responde a um questionário socioeconômico para verificar a realidade em que vive o cidadão. Em seguida ele recebe pré-orientação com enfermeiros antes de ser encaminhado para o consultório de um gastroenterologista que verifica a presença de possíveis sintomas de parasitose. O paciente recebe orientações de nutricionistas sobre a higiene alimentar e pessoal.

A dona de casa Maria Goreth de Sousa esteve ontem na unidade móvel do projeto. Além do atendimento médico, ela gostou o fato de já sair de lá com medicamento. “Muita gente que vem em uma ação dessa vem porque não tem condição de ir ao médico, pois é muito difícil conseguir a consulta”, afirma.

Lavar as mãos

Entre as orientações recebidas está um hábito simples e econômico que pode melhorar muito a saúde do paciente, mas que muita gente não tem o hábito de fazer: lavar as mãos. “É muito importante lavar as mãos porque elas são as principais vias de transmissões dos causadores das parasitoses”, informa Priscila Marques.

As mãos devem ser lavadas antes de refeição, após usar o banheiro, após manipular alimentos crus, após espirrar, tossir ou mexer no nariz, após tocar em animais ou nos seus dejetos, após mexer no lixo, antes e após uma visita a um doente, antes e após tocar em feridas e sempre que as mãos estiverem sujas.

Mais

O que são parasitoses intestinais?

São infecções causadas por parasitas intestinais, que podem ser helmintos ou protozoários, e estão diretamente relacionadas às condições de higiene, saneamento básico, educação e habitação da população, principalmente em locais onde essas condições são precárias.

Quais as formas de transmissão?

As parasitoses podem ser adquiridas de duas formas: por meio da contaminação oral (a partir da ingestão dos ovos ou cistos dos parasitas) ou através da penetração de larvas na pele (quando entramos em contato com as larvas de determinados parasitas encontradas no solo).

Para evitar a contaminação no seu dia a dia é necessário tomar alguns cuidados, como proteger os alimentos de insetos e poeira, cuidar da higiene diária do corpo e, principalmente, das mãos e das roupas íntimas e de cama.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais frequentes das parasitoses intestinais são: Dores abdominais, diarreia, gases, falta de apetite, perda de peso, náuseas e vômitos, tosse, febre, falta de ar, anemia, coceira no ânus, vontade de comer coisas diferentes, como terra, areia e tijolo.

SERVIÇO

O quê: Movimento Brasil sem Parasitose / Campanha para prevenção de doenças causadas por parasitas

Quando: de 24 a 27 de junho, das 9h às 17h

Onde: estacionamento do Rio Anil Shopping

Como: atendimento médico gratuito com gastroenterologista e educação para prevenção de contaminação por parasitas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.