Estragos do temporal

Chuva deixou mais de 100 mil imóveis sem energia elétrica

Problemas ocorreram na Ilha; oscilações e falta de energia elétrica foram principais reclamações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
(Árvore)

Mais de 100 mil unidades consumidoras na Região Metropolitana de São Luís tiveram problemas no fornecimento de energia por causa da forte chuva que atingiu a Ilha na madrugada de quinta-feira, dia 23.

Desde então, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) aumentou o número de equipes nas ruas para solucionar os problemas dos consumidores e está desenvolvendo ações para evitar que haja novas interrupções no fornecimento de energia elétrica por causa de futuras chuvas.

As fortes chuvas e ventos foram responsáveis por causar problemas na rede elétrica, ocasionado transtornos para moradores de diversos bairros, principalmente naqueles mais afastados da região central da cidade. Além disso, elas também derrubaram muros e árvores, destelharam casas e causaram outros estragos.

Atividades
De acordo com Sérgio Valinho, gerente de operação do sistema elétrico da Cemar, desde quando os problemas foram registrados, as equipes de manutenção da companhia foram deslocadas para fazer o atendimento das ocorrência.

Toda a nossa estrutura se mobilizou para resolver o problema” Sérgio Valinho, gerente de operação do sistema elétrico da Cemar

Segundo ele, em dias normais a Cemar faz o atendimento em 6 mil unidades consumidoras de clientes em imóveis residenciais, comerciais e industriais. Contudo, por causa das chuvas, foram registrados problemas relacionados com oscilação ou falta de energia elétrica em cerca de 100 mil unidades consumidoras. “Houve um aumento na quantidade de chamadas e colocamos toda a nossa estrutura disponível para atender às demandas”, disse Sérgio Valinho.

Segundo ele, todos os casos foram atendidos para que o fornecimento de energia elétrica fosse normalizado o mais rápido possível. No entanto, outras 10 mil unidades consumidoras também apresentaram problemas por causa da chuva que atingiu a cidade na tarde de quinta-feira, dia 23, e, de acordo com Valinho, até a sexta-feira, dia 24, todas essas situações estariam normalizadas.

Para evitar novos transtornos, a Cemar está realizando manutenções preventivas na rede elétrica não apenas da cidade, mas de todo o estado. Especificamente em São Luís, uma das medidas adotadas é a instalação de estações meteorológicas com o objetivo de registrar eventos climáticos, como as fortes chuvas de quinta-feira, antes que aconteçam, para colocar em prática planos de contingência para solucionar futuros problemas.


SAIBA MAIS
Caso haja suspeita de queima de equipamentos elétricos por causa da oscilação de energia, a Cemar
esclarece:

  • Na hora que for detectado o dano elétrico, o cliente deve entrar em contato com a Central de Atendimento da Cemar, pelo número 116, ou se dirigir a uma agência de atendimento para comunicar o ocorrido.
  • O consumidor tem 90 dias, a contar da data da provável ocorrência de dano elétrico, para solicitar o ressarcimento à distribuidora. Decorrido essa prazo, o consumidor perde o direito de reclamar, de acordo com o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor.
  • Após o registro do registro de ressarcimento, a Cemar tem até 10 dias para fazer a verificação do equipamento por meio do envio de um técnico ao local.
  • A partir da visita do técnico para a verificação do equipamento, a Cemar tem até 15 dias para emitir o laudo que dirá se o equipamento foi ou não prejudicado por questões de fornecimento de energia elétrica.
  • Após o prazo, a empresa terá 20 dias para restituir o valor do produto, substituí-lo ou repará-lo.
  • É importante que o consumidor não conserte o equipamento antes da vistoria do técnico da Cemar, pois ele precisa passar pela inspeção que identificará o motivo do dano.
  • Os processos de danos elétricos são conduzidos com base nas regras definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.