Reação

Políticos criticam caos no aeroporto e cobram melhorias da Infraero

Flávio Dino, Roberto Rocha e André Fufuca usaram as redes sociais para criticar situação do aeroporto; ministro dos Transporte, Maurício Quintella foi contactado

Carla Lima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Fufuca falou com a direção do aeroporto; explicação foi considerada ruim
Fufuca falou com a direção do aeroporto; explicação foi considerada ruim (andré Fufuca)

A classe política do Maranhão se uniu para cobrar melhoria das condições do Aeroporto Marechal da Cunha Machado em São Luís. O governador Flávio Dino (PCdoB) cobrou do presidente da Infraero, Antônio Claret, que o problema de falta de energia fosse resolvido. Já o coordenador da bancada federal na Câmara dos Deputados, André Fufuca (PP) garantiu que o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, virá ao Maranhão para verificar a real situação do aeroporto.
O fim de semana foi de caos no aeroporto de São Luís. Falta de energia e muitos voos atrasados.
Devido a situação, políticos maranhenses usaram as redes sociais para protestar contra o caos e anunciaram que medidas serão tomadas. O governador Flávio Dino disse, em seu perfil nas redes sociais, que conversou com o ministro dos Transportes e também com o presidente da Infraero pedindo para que a situação da falta de energia e atraso nos voos fosse resolvida.
Nas postagens, o governador chegou a citar que no sábado, 18, estaria tudo resolvido pelo que falou o ministro Maurício Quintella, no entanto, o prazo dado para o retorno normal do funcionamento do Marechal da Cunha Machado não foi suficiente.
Diante do quadro, o Procon foi acionado. O órgão notificou empresas e Infraero e também exigiu que fosse dada alimentação aos passageiros que estavam à espera de voos desde a madrugada.
O senador Roberto Rocha (PSB) também se manifestou sobre o assunto e fez críticas. “É inaceitável o que aconteceu no aeroporto de São Luís. Acidentes ocorrem, mas o fechamento do aeroporto, por tanto tempo, mostra que não havia o necessário preparo emergencial para enfrentar o problema. Ficamos sabendo que o aeroporto não tinha, ao menos, uma rede elétrica alternativa”, disse o senador.
Para tentar resolver a situação, Rocha disse que pretende chamar o presidente da Infraero, Antônio Claret, para explicar a situação à população de São Luís. “Pedi a minha assessoria que estude uma forma de instruir uma inspeção e auditoria de natureza operacional na Infraero, por intermédio do TCU, com base no art. 71, IV, da Constituição. E convidar o presidente da empresa para dar explicações ao povo maranhense”, afirmou.

Ministro
Enquanto foi feita cobrança por parte do governo estadual, o coordenador da bancada na Câmara Federal, deputado André Fufuca, se mobilizou para trazer o ministro Maurício Quintella a São Luís. Ele entrou em contato com o ministro ainda no sábado, 18, quando a situação teve início.
Durante a conversa, segundo Fufuca, até o ministro se mostrou surpreso e assegurou ao deputado que deve vir a São Luís analisar a situação. “O ministro já havia atendido uma solicitação da bancada e iria vir até o Maranhão ver o andamento das obras na BR-135. Após nossa conversa, ele me assegurou que irá aproveitar a ocasião para ver o que acontece no aeroporto”, concluiu.
O deputado do PP também chegou a entrar em contato com a direção do aeroporto e ficou sabendo que o problema da falta de energia seria resolvido com o aluguel de um gerador. “Como um aeroporto internacional não possui um sistema de energia sobressalente? O que eu achava ser um problema circunstancial se mostrou algo muito maior”, disse.

A vistoria dos deputados estaduais ocorrerá na quinta-feira, 23, às 15h. Quando foi marcada essa ida dos parlamentares ao aeroporto, ainda não havia ocorrido o incêndio na instalação elétrica, o que deixou o Marechal da Cunha Machado sem energia.

Deputados estaduais irão fazer vistoria no aeroporto

Os deputados estaduais vêm se manifestando há um tempo sobre a situação do aeroporto de São Luís. Desde o início das obras, antes da Copa do Mundo de 2014, os parlamentares maranhenses apresentavam requerimentos solicitando informações sobre as obras do aeroporto. Vistorias foram feitas e as melhorias pouco foram mostradas.
Como o prazo para o fim das obras de ampliação já terminou – prazo final foi 26 de maio – no entanto, o serviço não foi concluído, os deputados da Comissão de Obras da Assembleia Legislativa farão nova vistoria no local.
Está à frente do processo o deputado Eduardo Braide (PMN), um dos que mais cobrou por meio de requerimentos melhoria na estrutura do aeroporto. “Estivemos no aeroporto de São Luís no dia 26 de abril e fomos informados pela superintendente da Infraero que até o dia 26 de maio as obras deveriam ser entregues. Por isso, iremos novamente ao aeroporto verificar se as obras realmente foram concluídas”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.