Livros

Literatura nos tempos de Minecraft

Escritor Jim Anotsu, especialista em games, faz palestra e autografa livros sobre o jogo Minecraft neste sábado, às 10h, na livraria O mundo de Sofia do Rio Anil Shopping; jogos são preferidos de adolescentes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Jim Anotsu escreve livros para o público infanto-juvenil
Jim Anotsu escreve livros para o público infanto-juvenil (Jim Anotsu)

Um jogo online estimulante, inspirado nos brinquedos de montar com blocos quadrados em realidade virtual no qual os jogadores constroem desde casas, cidades ou mesmo as armas da batalhas. O Minecraft virou uma febre entre crianças e adolescentes. Para falar sobre isso, desembarca em São Luís, neste sábado (18), o escritor Jim Anotsu que fará um bate-papo às 10h, a livraria Mundo de Sofia (Rio Anil Shopping). Na ocasião, ele falará sobre games e tecnologia e lançará os livros “A Espada de Herobrine” e “A Vingança de Herobrine”.

Quando jogos se tornam muito populares, não demora muito para surgir na internet histórias a respeito deles. Quando esses contos são de terror, acabam ficando conhecidas como “Creepy Pastas”. Com o minecraft não foi exceção e assim nasceu a história de Herobrine.

Diz a lenda que Markus Persson (criador do jogo) na verdade teria um irmão, já falecido, e que de certa forma seu fantasma está presente no jogo assombrando jogadores. A produtora do criador até entrou na brincadeira, colocando em várias de suas atualizações um lembrete de conserto dizendo: “Herobrine removido”, como se nunca conseguissem tirá-lo de vez. Porém, Notch já disse que não tem irmãos e tudo não passa de uma brincadeira.

Livros

Inspirado nestas histórias, Jim Anotsu escreveu o livro “A Espada de Herobrine”, primeiro livro de sua carreira. A obra conta a história de Arthur e sua irmã Mallu que não são o melhor exemplo de união. Porém isso tem de mudar quando eles são transportados para o Mundo da Superfície – no universo de Minecraft. Um lugar ao mesmo tempo fantástico e aterrorizante, onde construções impossíveis dividem espaço com monstros terríveis. Neste cenário, cabe à dupla descobrir um caminho para casa antes que o Rei Vermelho, um controlador de monstros, os capture. A única esperança parece residir numa lenda muito antiga, sobre a pior criatura que já viveu no Mundo da Superfície: Herobrine.

Já em “A Vingança de Herobrine”, a protagonista Bia, uma jogadora ávida, cai no mundo do minecraft e se depara com um universo completamente destruído devido às ações maléficas do vilão Herobrine. Vagando pelo Mundo da Superfície, Bia encontra um garoto misterioso que se junta a ela na difícil missão de derrotar o maior dos inimigos.

Os livros têm como objetivo promover a leitura e incentivar uma nova geração de leitores que migram do game para o universo literário. O pano de fundo é o jogo eletrônico, que vendeu mais de 70 milhões de cópias no mundo todo e permite a construção de estruturas em mundos diversos a partir de blocos. De maneira divertida, Jim Anotsu oferece ao público infanto-juvenil uma aventura no mundo virtual por intermédio de um objeto físico que é o livro.

Autor

Jim Anotsu é escritor e tradutor, cursou Literatura Inglesa na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no estado onde, em 1988, ele nasceu. Foi colaborador do site de contos Quotidianos.

Tem alguns livros publicados como “Annabel & Sarah” (2010) e “A Morte é Legal” (2012), ambos pela editora Draco, e “Rani e o Sino da Divisão” (2014) pela Editora Gutenberg. E, claro, também é jogador de Minecraft.

Serviço

O quê

Palestra sobre games e lançamento de livros

Onde

Livraria O mundo de Sofia - Rio Anil Shopping (Turu)

Quando

Sábado (18) às 10h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.