Bom humor

Internautas transformam problemas do Maranhão em memes

Waldir Maranhão e Lidiane Leite são alguns dos alvos; especialista explica o uso da brincadeira como forma de comunicação e informação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Tratar de maneira bem humorada fatos do cotidiano virou algo corriqueiro na internet;
Tratar de maneira bem humorada fatos do cotidiano virou algo corriqueiro na internet; (meme)

SÃO LUÍS - Quando se fala em processo de impeachment, preço do dólar disparando, vazamento de áudios de caciques da política e aumento do preço da passagem de ônibus, por exemplo, logo se imagina a polêmica nos jornais e, claro, no que tudo isso afeta na vida do cidadão comum. Em tempos de disseminação das redes sociais, porém, tudo isso pode virar uma grande piada. Transformar fatos do cotidiano em meme se tornou algo corriqueiro na internet e, mais do que nunca, o famoso bom humor do brasileiro está em alta.

Segundo a especialista em Língua Portuguesa e Literatura e professora de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio São Luís, Safira Geovana Sousa Rabêlo, atualmente se vive em uma sociedade da tecnologia, informação e comunicação. “É a nova sociedade de consumo conectada, indivíduos independentes, individualistas e bem informados”, explica.

O uso de memes, porém, não é atual. De acordo com a especialista, em outras épocas já se fazia algo semelhante, mas com outra roupagem, com outras intenções e características. “Há informações de que o primeiro meme que foi utilizado na internet foi criado em 1998. Esse fenômeno da viralização na sociedade de hoje assumiu outra proporção ao se levar em consideração toda a rapidez e agilidade propiciada pelas redes sociais”, considera Safira Rabêlo.

Para entrar na onda dos memes, porém, são necessários alguns “requisitos”. “O assunto que será abordado será estabelecido tendo em vista alguns aspectos essenciais, entre eles: hábito de leitura, relação dialógica e social, nível cultural e domínio de aspectos intertextuais. Se o público que for receber a mensagem não tiver um certo conhecimento linguístico apurado, é provável que não irá saber interpretar o ‘sabe de nada inocente’, ‘ajuda, Luciano’, ‘tá tranquilo, tá favorável’", afirma a professora.

Maranhão - Com os maranhenses não acontece diferente. Recentemente, por exemplo, o reajuste do preço das passagens de ônibus, as polêmicas decisões do deputado Waldir Maranhão enquanto presidente interino da Câmara dos Deputados e os ataques a coletivos na Região Metropolitana de São Luís viraram motivo de zoeira na internet.

Teve até toada de bumba meu boi transformada em meme: “Maranhão meu tesouro meu torrão. Tu fez patacoada, Waldir Maranhão”, fazendo referência a decisão do parlamentar de anular o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e depois, em menos de 24 horas, a revogação da sua própria anulação.

A universitária Anne Lima é um das “consumidoras” dos memes maranhenses. Para ela, a brincadeira é uma forma de transformar algo tipicamente sério em algo mais divertido. “Muitas vezes eu acabo até me informando. Vejo um meme do Michel Temer, por exemplo, e tenho de buscar em portais de notícias sobre aquele assunto para entender a brincadeira e não ficar de fora da zoeira”, relata entre risos.

O que é meme?

Atribui-se ao zoólogo e escritor Richard Dawkins, a criação do conceito de "meme" quando em meados dos anos de 1976 escreveu no livro "The Selfish Gene"- O Gene Egoísta. Assim como o gene, o meme constitui uma unidade de informação com capacidade de se multiplicar por meio de ideias e informações que são divulgadas de indivíduos para indivíduos, se tornando um "viral".

Veja alguns exemplos de memes maranhenses

Memes Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.