Avanço

Depressão: exame de sangue pode definir tratamento

Existência de marcadores no sangue indicam se o medicamento é ideal para o paciente, evitando uso de drogas não eficazes e a troca constante

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Depressão é uma doença  física e pode ser tratada com remédios
Depressão é uma doença física e pode ser tratada com remédios (Depressão)

SÃO PAULO

Cientistas demonstraram, pela primeira vez, que é possível usar exames de sangue para determinar estratégias mais personalizadas para tratar a depressão. Em estudo publicado esta semana no “International Journal of Neuropsychopharmacology”, pesquisadores do King’s College London descrevem que certos marcadores no sangue indicam se o uso de determinada droga será eficaz ou não.

A descoberta é especialmente bem-vinda no caso da depressão, em que aproximadamente metade dos pacientes não respondem bem à primeira linha de antidepressivos.

Os cientistas constataram que os pacientes que apresentavam uma quantidade determinada de dois biomarcadores que indicam a ocorrência de inflamação no sangue não respondem bem a antidepressivos comumente usados como primeira linha de tratamento para a doença.

Estudos anteriores já tinham constatado que níveis elevados de inflamação estavam associados a uma resposta ruim aos antidepressivos, mas isso nunca havia sido medido.

Mais eficácia

Agora, quando um exame de sangue revelar a presença desses biomarcadores de inflamação na quantidade estabelecida pelo estudo, os pacientes poderão ser direcionados para estratégias mais assertivas de antidepressivos logo no início do tratamento, sem perder tempo com o uso de drogas que serão ineficazes para seus casos em um esquema de tentativa e erro.

“A identificação de biomarcadores que preveem a resposta ao tratamento é crucial para reduzir o fardo social e econômico da depressão, e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, disse Carmine Pariante, professora do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência do King’s College London e uma das autoras do artigo.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão ao medir a quantidade dos dois biomarcadores – fator de inibição da migração de macrófagos (MIF) e interleucina-1 Beta – em dois grupos de pacientes e avaliar sua resposta aos medicamentos.

“Esta foi a primeira vez que um exame de sangue foi usado para prever com precisão, em dois grupos clínicos independentes de pacientes com depressão, a resposta a uma variedade de antidepressivos comumente prescritos”, disse Annamaria Cattaneo, principal autora do estudo.

Annamaria sugere que essa estratégia de psiquiatria personalizada, em que as drogas são selecionadas de acordo com os resultados dos exames de sangue, é mais eficaz do que aquela baseada na tentativa e erro e que seria crucial comparar as duas estratégias em um estudo clínico.

Mais

A depressão é uma doença física e está ligada ao desequilíbrio químico dos neurotransmissores. Além dos sintomas ligados ao desânimo, também existem sensações físicas que podem indicar a doença: cansaço ou fadiga, distúrbios do sono, problemas digestivos, mudanças no apetite e no peso, dor de cabeça, tensão na nuca ou nos ombros, dores generalizadas, imunidade baixa.

Fonte: site Minha Vida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.