Negócios

Seguindo plano de expansão, grupo DeVry passa a controlar a Facimp

Grupo internacional de ensino que já funciona há um ano em meio em São Luís adquiriu a Faculdade de Imperatriz, que tem 2 mil alunos, em negócio cujo valor não foi divulgado

Érika Rosa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Fernando Lau, vice-presidente de Marketing do Grupo DeVry Brasil
Fernando Lau, vice-presidente de Marketing do Grupo DeVry Brasil (Fernando Lau)

SÃO LUÍS - Demonstrando que a crise brasileira não afetou seu plano de expansão, o grupo DeVry Brasil anunciou na última quarta-feira a aquisição da Faculdade Imperatriz (Facimp), que passa a integrar seu grupo de instituições de ensino. A Facimp é considerada a melhor faculdade de Imperatriz, o segundo maior município do Maranhão, e tem cerca de 2.000 alunos, 18 anos de existência e oferece 10 cursos de graduação. A transação, negociada ao longo do último ano, é a 11ª aquisição da companhia no Brasil e o valor do negócio não foi divulgado.

Segundo declarou a O Estado o vice-presidente de Marketing do grupo DeVry Brasil, Fernando Lau, a iniciativa integra o projeto de expansão pelas regiões Norte e Nordeste e pelo interior dos estados brasileiros, iniciada com a aquisição da DeVry Unifavip, em Caruaru (PE), em 2012. “O grupo está no Brasil desde 2009, com crescimento e aquisições desde então”, ressalta o executivo.

Além das capitais, a DeVry Brasil tem como estratégia se estabelecer em cidades com relevância econômica e que tenham potencial de crescimento. “Imperatriz é um exemplo disso, com sua forte veia industrial e posição geográfica favorável. Além disso, é o principal polo da região que aglutina o sudoeste do Maranhão e o norte do Tocantins, o que possibilitará atender cidades de ambos os territórios”, afirmou Carlos Degas Filgueiras, presidente da DeVry Brasil, no dia que anunciou a aquisição da Facimp ao mercado.

Segundo Fernando Lau, há planos de expandir os cursos oferecidos pela Facimp, com foco em engenharia e saúde, os pontos fortes do grupo DeVry. O vice-presidente de Marketing também informou que haverá "investimentos significativos" na infraestrutura da instituição.

“Podemos garantir que haverá ganhos e benefícios para alunos, professores e coordenadores, principalmente pela possibilidade de intercâmbio de informação, aprimoramento do inglês e o sistema de meritocracia que permite mais oportunidades de crescimento profissional”, assinalou Fernando Lau, ressaltando que os alunos da Facimp passarão a fazer parte de um provedor internacional de educação com acesso a benefícios internacionais, como cursos de inglês subsidiados, intercâmbio para os EUA e palestras com professores estrangeiros.

Desde 2014 - O grupo DeVry Brasil chegou a São Luís em outubro de 2014, anunciandocomo diferencial um projeto de qualidade acadêmica internacional, priorizando a capacitação de profissionais e o investimento em infraestrutura de alto padrão. A Faculdade DeVry da capital maranhense funciona na Avenida dos Holandeses, no prédio do antigo COC/Yázigi, e oferece cursos de graduação nas áreas de Gestão e Engenharia, autorizados pelo MEC. Atualmente, há cerca de 500 alunos matriculados na unidade, com acesso a benefícios e programas, como intercâmbio para os EUA e curso de inglês subsidiado. O valor médio da mensalidade da DeVry no Brasil é de R$ 900,00.

Com a aquisição da Facimp, o grupo DeVry Brasil passa a controlar 10 faculdades nas regiões Norte e Nordeste: Fanor, em Fortaleza (CE); Área1 e Ruy Barbosa, ambas localizadas em Salvador (BA); FBV, em Recife, e Unifavip, em Caruaru (PE); a Facid, em Teresina (PI), a Faculdade DeVry João Pessoa, na Paraíba; a DeVry São Luís; a Faculdade Martha Falcão, em Manaus (AM), e a Faculdade Ideal (Faci), em Belém. Ao todo, essas instituições reúnem cerca de 40 mil alunos.

O grupo DeVry controla ainda o Damásio Educacional, de cursos preparatórios para carreiras jurídicas e públicas - cujo negócio foi fechado no final de 2014, e o Ibmec, que oferece cursos de graduação, pós-graduação e mestrado com intensa orientação para a carreira, cuja aquisição foi anunciada no final de 2015. O Ibmec tem unidades no Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, e em Campinas (SP), com a marca Metrocamp.

Mais

- O professor Ricardo Ciriaco, atual coordenador-geral Acadêmico da Faculdade DeVry/FBV (Recife – PE), passará a ocupar a posição de diretor-geral da DeVry/Facimp.

- A DeVry Brasil faz parte do DeVry Education Group, um provedor global de educação fundado há mais de 80 anos, que conta com mais de 200 mil alunos e está presente em 54 países por meio de suas instituições. O DeVry Group é a organização-mãe da DeVry Brasil, DeVry University, Becker Professional Education, Carrington Colleges, Chamberlain College of Nursing e três escolas médicas: Ross University School of Medicine, Ross University School of Veterinary Medicine e American University of Caribbean School of Medicine.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.