Cineasta

Festival Guarnicê de Cinema homenageará Neville D''Almeida

Cineasta levou mais de seis milhões de brasileiros aos cinemas no final da década de 70; evento terá início na próxima segunda-feira (6)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Neville D'Almeida teve filmes censurados durante a ditadura
Neville D'Almeida teve filmes censurados durante a ditadura (Neville D'Almeida)

SÃO LUÍS - O Guarnicê de Cinema, quarto festival de cinema mais antigo do Brasil, terá nesta edição como homenageado nacional o diretor Neville D' Almeida. O cineasta levou mais de seis milhões de brasileiros aos cinemas no final da década de 70, alcançando atualmente a terceira maior bilheteria com o filme Dama da Lotação e sendo um dos precursores do movimento marginal. O 39º Festival Guarnicê terá início na próxima segunda-feira (6) e vai até sábado (11), no Centro Histórico de São Luís.

Contemporâneo de safra de cineastas e críticos mineiros, Neville se profissionalizou no Centro de Estudos Cinematográficos de Belo Horizonte, em 1958. Nas décadas de 60 e 70, influenciado por vivências em Nova York, já mostrava característica do seu estilo ousado, dirigindo filmes censurados pela ditadura militar e nunca exibidos, como Mangue Bangue (1971) Surucucu Catiripapo (1971) e Gatos da Noite (1973).

A diretora do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) e coordenadora do festival, Fernanda Pinheiro, diz que a biografia de Neville justifica a homenagem a ser prestada pelo festival. "É um grande cineasta que merece, por todos nós que amamos a sétima arte, todas as homenagens", disse Fernanda.

Thais Nunes, curadora e coordenadora de programação do festival, afirma que Neville é um dos cineastas mais importantes da história do cinema nacional, sendo um dos precursores do movimento Marginal. "Esse ano ele faz uma retomada da sua carreira com o longa-metragem A Frente fria que a chuva traz, se reinventando enquanto cineasta e artista na nova dinâmica do audiovisual, mantendo seu olhar inovador e polêmico de fazer cinema", explicou.

Solenidade de Abertura

Local: Teatro Arthur Azevedo – 19h

Pocket show com Cecília Leite

Fala do Cineasta Neville D'Almeida e da atriz Juliane Araújo

Estreia Local do filme A frente fria que a chuva traz, de Neville D'Almeida - Drama | 87'00" | RJ |2016 (classificação indicativa de idade 16 anos)

Mais informações acesse o site do evento www.cultura.ufma.br/39guarnice/.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.