Alteração

Comércio terá funcionamento reduzido no feriado

Como o Dia de Corpus Christi é em uma quinta-feira, a sexta-feira será considerada ponto facultativo nos órgãos públicos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Lojas da Rua Grande vão funcionar no feriado desta quinta-feira, mas em horário reduzido, até 14h
Lojas da Rua Grande vão funcionar no feriado desta quinta-feira, mas em horário reduzido, até 14h (Rua Grande)

Amanhã, feriado de Corpus Christi, mais uma vez o comércio terá seu expediente alterado. As lojas de rua e shoppings abrirão as portas, mas com horário de funcionamento reduzido. Já os órgãos públicos fecham as portas no feriado e na sexta-feira.

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), o comércio lojista poderá funcionar em São Luís das 8h às 14h para os estabelecimentos de rua.

Os demais segmentos do comércio não classificados como lojista, como varejistas de materiais elétricos ou eletrodomésticos, não poderão funcionar nessa data.Já os supermercados funcionam normalmente amanhã.

Nos shoppings centers, as lojas deverão funcionar das 14h às 20h. Os shoppings abrem as portas ao meio-dia, horário em que começam a funcionar as praças de alimentação e os parques infantis. Os supermercados desses estabelecimentos abrem normalmente de acordo com a convenção específica e os cinemas têm programação normal.

Serviços
Nas agências bancárias, não haverá atendimento de acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Os consumidores podem utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone para fazer transações financeiras. Na sexta-feira (27), o expediente será normal.

As agências dos Correios também não abrirão as portas na quinta-feira. O funcionamento volta ao normal na sexta-feira, dia 27. O mesmo se aplica às casas lotéricas.

Órgãos públicos
O expediente no Judiciário do Estado do Maranhão será suspenso nos dias 26 (Corpus Christi) e 27 de maio (ponto facultativo), conforme a Portaria Conjunta nº 05/2016 (arquivo anexo).

Já o Governo do Estado informou que todos os órgãos, com exceção daqueles que prestam serviços considerados de natureza essencial, não funcionarão. Na sexta-feira, será ponto facultativo. A determinação segue o estabelecido pelo decreto nº 31.473, de 18 de janeiro de 2016, que define os feriados e pontos facultativos da administração pública estadual, em 2016. As atividades serão retomadas na próxima segunda-feira (30).

SAIBA MAIS

Rio Anil Shopping
Lojas e quiosques das 14h às 20h
Alimentação – 12h às 22h
Supermercado- 10h às 22h
Americanas 12h às 20h
Academia 9h às 13h
Cinema – programação normal

Shopping da Ilha
Lojas e quiosques - 14 às 20h
Praça de alimentação e opções de lazer das 12 às 22h

São Luís Shopping
Lojas âncoras e satélites– 14h às 20h
Supermercado – 8h às 22h
Cinemas – 13h às 22h
Praça de Alimentação – 12h às 22h

Shopping Pátio Norte
Lojas e quiosques - 14h às 20h
Supermercado – 10h às 22h
Praça de alimentação - 12h às 22h
Parque Infantil - 12h às 22h
Cinema - 13h às 22h

Shopping Passeio
Lojas e quiosques das 14h às 20h
Alimentação 12h às 21h
Parque 12h às 21h
Cinema – programação normal
Hospital São Domingos - fechado
HRO – 8h às 18h

SOBRE O DIA DE CORPUS CHRISTI

Corpus Christi é uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É celebrado sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.