Serviços

Milhares recebem atendimento na 23ª edição da Ação Global em São Luís

No ano passado, 58.125 mil pessoas foram atendidas na Ação Global em São Luís; foram realizados 174.375 atendimentos no total

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Serviços oftalmológicos foram bastante procurados
Serviços oftalmológicos foram bastante procurados (ação global)

Milhares de pessoas estão recebendo atendimento na 23ª edição da Ação Global realizada hoje na Universidade Federal do Maranhão, em São Luís. Realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI-MA), entidade do Sistema FIEMA, em parceria com a TV Globo/TV Mirante, o evento conta mais de 250 serviços gratuitos nas áreas de Cidadania, Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Qualidade de Vida.

Assim como nos anos anteriores, a Ação Global atraiu um grande público para o campus da UFMA no Bacanga logo no início da manhã. Muitas famílias saíram de casa cedo para chegar ao local do evento e garantir um atendimento. A expectativa é que mais de 40 mil pessoas sejam atendidas até o final da tarde.

Presente no evento, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, destacou a importância do projeto para a sociedade maranhense. “Este é um pequeno trabalho perto do que a nossa população precisa. São atendimentos nas áreas em que as pessoas mais necessitam e nem sempre têm acesso. Esperamos bater os números do ano passado”, declarou.

Rômulo Barbosa, diretor geral de Mídias Eletrônicas do Grupo Mirante, ressaltou a parceria para a realização do evento. “Temos uma preocupação grande com a qualidade de vida, com os interesses da comunidade. Realizamos diversas ações voltadas à população durante o ano e não poderia ser diferente em mais uma Ação Global”, disse.

Atendimentos

Alguns dos serviços que estão recebendo uma grande procura são os atendimentos de saúde como as consultas médicas, exames e serviços de odontologia. Os serviços de cidadania são outros que estão sendo muito requisitados pelo público. A Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária é uma das instituições que oferta serviços nessa área com a emissão de carteira de trabalho, cadastro no Programa Jovem Aprendiz e no Sistema Nacional de Emprego.

Laysy Bianca Ferreira, de 22 anos, foi ao local na manhã de hoje para tirar a segunda via da carteira de identidade e aproveitou para elaborar o próprio currículo e receber orientações sobre como se portar em uma entrevista de emprego. “Meu filho está com quatro meses. Já quero começar a procurar emprego, me inserir no mercado de trabalho”, disse.

Outro serviço bastante buscado é a inscrição para o casamento comunitário promovido pela Corregedoria Geral da Justiça. Maria do Socorro Alves de Sousa e Francisco Albuquerque Barbosa são um das dezenas de casais que aproveitaram a oportunidade da Ação Global para oficializar a união. Eles vivem juntos há 39 anos e tem sete filhos e 10 netos.

Doação

Para que sejam ofertados mais de 250 serviços, o evento conta com a atuação de cerca de 150 parceiros e mais de 3 mil voluntários. Kamila Mendes, da Liga Acadêmica de Estomatologia do UNICEUMA, foi uma das estudantes que saiu de casa hoje para colaborar no posto onde estavam sendo ofertados serviços como aplicação de flúor, avaliação oral e encaminhamento para tratamento.

A consultora de vendas de produtos de beleza, Elizene Loredo, também trabalha como voluntária nesta edição do projeto. Ela lembra que já são seis anos de participação e a retribuição não muda. “Essa é uma forma de levar um pouco de auto estima para essas mulheres. Não estamos aqui só fazendo uma maquiagem, estamos dando carinho. Tem mulheres que ficam emocionadas só de a gente passar um batom. É muito bom ter esse retorno”, afirmou.

Os atendimentos na Ação Global seguem até as 17h de hoje no campus do Bacanga. Confira a lista completa de serviços desta edição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.