Solidariedade

Ação global terá a edição com maior número de parceiros

Com cerca de 200 profissionais participando, atendimento será ampliado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Neste sábado, 21, São Luís verá a maior edição da Ação Global já realizada no Maranhão. A afirmação é de Rita Samara, coordenadora de Promoção à Saúde do Serviço Social da Indústria (Sesi) no Maranhão e também do evento, que é realizado em parceria com a Rede Globo, por meio de sua afiliada TV Mirante. A expectativa é de que mais de 200 profissionais participem do evento durante todo o dia, oferecendo uma enorme quantidade de serviços. Para se ter uma ideia, ano passado foram pouco mais de 160 parceiros.

Esse aumento substancial no número de parceiros vai refletir obviamente na quantidade de atendimentos, que em 2015 foram 174 mil. “Claro que a gente não vai poder atender a todas as demandas que irão surgir, mas faremos o nosso melhor. E este ano tivemos um recorde: nunca em nenhuma Ação Global tivemos tantos médicos como agora”, ressaltou.

Estão previstos pelo menos 49 atendimentos em especialidades médicas, incluindo vacinação, informações para a sociedade e serviços odontológicos diversos. A grande quantidade de atendimentos que serão oferecidos pode ser explicada pelo empenho das categorias, por meio de suas representações nacionais, que firmaram apoio com o Sesi e a Ação Global. Assim, teremos centenas de atendimentos em cardiologia, oftalmologia, pediatria, dermatologia, ginecologia, entre outros.

Parceiros

Ainda dentro da área da saúde, o Serviço Social do Comércio (Sesc) volta para mais um ano de parceria com o evento. Patrícia Ribeiro Oliveira, coordenadora de assistência à saúde do Sesc-MA, explica que este ano o órgão atuará no eixo da qualidade de vida, dando orientações de saúde bucal para os participantes. Na sala que estará preparada em forma de auditórios, as pessoas ganharão kits de higiene bucal, ouvirão palestras sobre como preservar a saúde dos dentes e receber aplicação de flúor. “Nós vamos trabalhar na perspectiva de não querer que o dano se instale nas bocas das pessoas e isso é mais importante que fazer o reparo”, destacou ela.

Na parte de educação, o Sesc levará o BiblioSesc, sua biblioteca itinerante com mais de três mil volumes. Além disso, outros parceiros realizarão oficinas de desenhos, rodas de leitura, contação de histórias, jogos infantis, brincadeiras, palestras de educação ambiental, educação de direitos humanos, pintura na pele oficina de reciclagem, informática, libras, cursos de alimentos e salgados, finanças pessoais e distribuição de mudas de plantas.

Também está confirmada a participação de órgãos públicos, como Detran e INSS, que darão orientações sobre retirada de carteira de habilitação e dúvidas sobre aposentadorias. O Viva Cidadão fará a emissão de RG e CPF, enquanto o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estará emitindo segunda via de títulos eleitorais. Já a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) fará inscrições para um casamento comunitário, enquanto que o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) vai realizar o projeto “Maria vai à comunidade: promovendo o acesso da mulher à Justiça”, que tem como objetivos promover o conhecimento da Lei Maria da Penha, estimular a denúncia, formar multiplicadores de informação sobre os direitos da mulher e informar a rede de atendimento e defesa dos direitos da mulher em situação de violência doméstica e familiar.

A 23ª edição da Ação Global será a quarta no Campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O local foi escolhido por vários fatores, entre os quais o humano (é uma região bastante populosa), econômico (a maioria das grandes indústrias da cidade se encontra na área Itaqui-Bacanga) e o próprio espaço (a UFMA oferece uma infraestrutura mais condizente com o evento, incluindo salas e segurança para os atendimentos).

PEÇAS

AÇÃO GLOBAL 2015

Em 2015, mais de 174 mil atendimentos foram realizados durante a 22ª edição do Ação Global, que aconteceu em 30 de maio de 2015. No total, mais de 54 mil pessoas receberam diversos tipos de atendimentos nas áreas de saúde, educação, cidadania, cultura, entre outras, e 3.500 voluntários ofereceram seus serviços e trabalho.

Mais:

Veja a programação completa de atendimentos em oestadoma.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.