Tradição

Fiéis celebram Nossa Senhora de Fátima durante festejo em São Luís

Na sexta-feira. centenas de devotos participaram da missa solene em homenagem à santa, no Bairro de Fátima; ato religioso fez parte do festejo iniciado no dia 1º deste mês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Na sexta-feira, 13, completou 99 anos que Nossa Senhora de Fátima fez a sua primeira aparição para três crianças em um lugar chamado Cova da Iria, em Portugal. Em alusão à data, a paróquia que leva o nome da santa realizou na manhã do mesmo dia, no Bairro de Fátima, em São Luís, uma missa solene, atividade que fez parte de uma longa programação do festejo.

O Festejo de Nossa Senhora de Fátima foi iniciado no dia 1º de maio e terminou no dia 13. Ao longo desses dias, foram realizadas programações religiosas, como a meditação do terço seguido pela celebração da Santa Missa.

Na sexta-feira, durante a celebração realizada às 12h, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima ficou lotado de fiéis vindos de diversos bairros da cidade. No período da tarde, a comunidade participou de uma procissão pelas ruas do bairro, seguida por uma missa campal que finalizou o festejo em homenagem à santa.

Tradição

De acordo com o padre Reginaldo da Costa, pároco da igreja, a devoção a Nossa Senhora, no Bairro de Fátima, foi iniciada em 29 de setembro de 1953, quando a imagem peregrina da santa saiu Portugal para a capital, ficando por um tempo na comunidade.

Na época, o bairro era chamado de Cavaco e passou a ser chamado Bairro de Fátima, em homenagem à santa. “ A partir daí, a devoção a Nossa Senhora foi crescendo com a participação da comunidade”, disse o padre Reginaldo.

Lidyhane Algarves é devota de Nossa Senhora de Fátima. Todos os anos, durante o festejo, ela faz um bolo e divide entre os moradores da comunidade, como uma forma de agradecimento pelo fato do seu irmão ter recuperado a saúde anos atrás. “É uma graça e cada vez mais são multiplicadas as bênçãos alcançadas”, destacou.

Origem

Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que, segundo os relatos da época e da Igreja Católica, apareceu repetidamente a três pastores - as crianças, Francisco, Jacinto e Lúcia. A primeira aparição aconteceu no dia 13 de maio de 1917.

Estas aparições continuaram durante seis meses seguidos, sempre no mesmo dia 13 (com exceção em agosto). A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, sendo, portanto, aceito a combinação dos dois nomes - dando origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Segundo relatos, Nossa Senhora do Rosário teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.