Irregularidades

Blitz Urbana faz vistoria no Centro para o Dia das Mães

Inspeção será realizada com o intuito de evitar irregularidades cometidas por lojistas e camelôs

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Irregularidades cometidas por lojistas e ambulantes serão coibidas
Irregularidades cometidas por lojistas e ambulantes serão coibidas (Comércio)

Com a proximidade dos Dias das Mães, comemorado neste domin­go, aumenta a quantidade de pessoas no centro comercial de São Luís na busca por presentes, uma vez que a data é a segunda mais lucrativa para os comerciantes, depois do Natal. Por essa razão, a Blitz Urbana está redobrando a fiscalização na área para evitar irregularidades praticadas por lojistas e vendedores ambulantes.

As atividades estão sendo realizadas principalmente na Rua Grande, que é o mais importante polo comercial da capital. No to­tal, 105 agentes do órgão (que é ligado à Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação – Semurh) atuarão na área divididos em turnos.

Fiscalizações
De acordo com Antônio Duarte Farias Neto, diretor da Blitz Urbana, a fiscalização será realizada para evitar que o passeio público seja obstruído e possível crimes relacionados ao meio ambiente, como poluição sonora sejam cometidos.

As ações tiveram início na segunda-feira, dia 2, quando os comerciantes da Rua Grande foram orientados sobre como deveriam se portar para evitar irregularidade. Na terça-feira, dia 3, os fiscais do órgão recolheram caixas de som que estavam fora de lojas. Na quarta-feira, dia 4, e ontem houve fiscalização rotineira e hoje, caso irregularidades sejam observadas, os responsáveis receberão as sanções previstas.

Ainda segundo Duarte, a fiscalização serve para evitar a exposição de materiais fora das lojas e coibir sons sem autorização. O trânsito de vendedores ambulantes em locais não permitidos e a exposição irregular das mercadorias tanto de lojistas quanto dos camelôs.

Irregularidades
A exposição de mercadorias em locais impróprios e o aumento da área de atuação sem a necessária permissão são as principais infrações cometidas por aqueles que atuam no comercio formal ou informal. Na tentativa de expor os seus produtos para atrair a atenção dos consumidores, os vendedores colocam as suas mercadorias nas calçadas e até mesmo na pista.

Como consequência, os pedestres têm a sua locomoção prejudicada por causa das mercadorias colocadas em locais impróprios. Na Rua do Passeio, muitas vezes as pessoas deixam de andar pelas calçadas para caminhar pela pista, dividindo o espaço com os veículos, o que aumenta a possibilidade de serem registrados acidente.

A ocupação das calçadas é outro problema observado pelos fiscais da Blitz Urbana durante as fiscalizações. Muitos camelôs aumentam o tamanho das barracas, que são padronizadas, ou então têm mais de uma, situações essas que também são proibidas e combatidas pelos fiscais.

Já os lojistas da região costumam expor os seus produtos fora dos estabelecimentos, como os manequins que ficam nas calçadas e impedindo a passagem das pessoas. Há casos também em que eles colocam caixas de som do lado de fora da loja, o que também não é permitido pelos fiscais.

Número
105 é a quantidade
de fiscais da Blitz Urbana que atuarão na Rua Grande

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.