Fotografia

Exposição em São Paulo destaca os 100 anos do Samba

Mostra fotográfica fez parte da programação do Dia Internacional dos Trabalhadores; são 30 mega paíneis contando a história do ritmo

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Foto de Chico Buarque em frente ao prédio da Fiesp, na Avenida Paulista
Foto de Chico Buarque em frente ao prédio da Fiesp, na Avenida Paulista (exposição samba)

SÃO PAULO - A Avenida Paulista deu passagem aos bambas do samba brasileiro: foi inaugurada a exposição fotográfica Os Trabalhadores e os 100 Anos do Samba, na manhã de ontem, 1º de maio, em frente ao Conjunto Nacional, em São Paulo. A mostra integrou a comemoração do Dia Internacional dos Trabalhadores promovida pela União Geral dos Trabalhadores (UGT). Estão expostos 30 mega painéis, de 4m x 3m, com fotografias de grandes expoentes do samba e de momentos históricos em que o ritmo contribuiu de forma decisiva para traçar novos caminhos para o trabalhador brasileiro. A bateria da escola de samba Nenê de Vila Matilde animou quem passava para prestigiar a exposição que fica em cartaz até o dia 30 deste mês.

Quem passar pela Avenida Paulista, da rua Augusta até a Pamplona, por onde transitam 1,5 milhão de pessoas por dia, segundo o Instituto Data Popular, irá se deparar com mega painéis com grandes nomes do samba, como Adoniran Barbosa, Clara Nunes, Nelson Cavaquinho, Zé Keti, Pixinguinha, Dona Ivone Lara, Jorge Aragão, Chico Buarque, Donga, Noel Rosa, Tia Ciata, Jair Rodrigues, Clementina de Jesus, Martinho da Vila, Jackson do Pandeiro, Elza Soares, Aldir Blanc, Nara Leão, Paulo Vanzolini, Cartola, Wilson Batista, Eduardo Gudin, Nelson Sargento, Lupicínio Rodrigues, Ataulfo Alves, Renato Sorriso, o gari sambista do Rio de Janeiro, e também de momentos únicos do ritmo tão brasileiro. A produção da exposição é da Maná Produções e Eventos. Já a pesquisa da mostra ficou a cargo do jornalista Celso de Campos Jr – autor da biografia de Adoniran Barbosa – e a seleção de fotos da DOC Galeria, escritório de fotografia, dos sócios Fernando Costa Netto e Mônica Maia. A exposição tem apoio da Prefeitura de São Paulo e patrocínio da Petrobras, Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) – 40 anos, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Programação - E aos domingos também terá samba no pé. Vários grupos de samba irão se apresentar na Avenida Paulista, saudando esses importantes nomes da música brasileira. Já estão confirmados a cantora Adriana Moreira, que desde criança tem contato com o ritmo dos bambas e já fez parte de vários projetos ligados ao ritmo, e Chocolate, no dia 8, a partir das 14h; no dia 15, também às 14h, a animação ficará a cargo de Dayse do Banjo e Amigas do Samba, uma roda de mulheres que busca incentivar e incluir a participação da mulher no samba; e no dia 22 haverá a bateria da escola de samba X9 Paulistana.

A população pode fazer parte da exposição postando fotos nas redes sociais com a hashtag: #UGT100anosdosamba.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.