Curso

Dança em foco

Oficina “Processo Criativo com o método de Rudolf Laban” está com inscrições abertas; aulas ocorrerão de 29 deste mês a 1º de maio e serão ministradas pela bailarina Simone Ferro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
(Simone Ferro)

A bailarina e pesquisadora paulista Simone Ferro, radicada nos Estados Unidos há mais de 30 anos, há uma década visita o Maranhão a fim de fazer uma imersão no universo da cultura popular do estado, tendo como principal objeto de estudo a dança. Ela ministrará em São Luís, de 29 deste mês ao dia 1º de maio, a oficina “Processo Criativo com o método de Rudolf Laban”. As inscrições estão abertas e as aulas ocorrem na Casa Verde Espaço Holístico (São Francisco) com vagas limitadas a 20 participantes.

Aberto a bailarinos e atores com experiência de movimento, o curso é o primeiro que Simone Ferro ministra em São Luís, embora visite a cidade todos os anos. “Venho ao Maranhão há 10 anos porque fazemos, eu e meu marido (o cientista político Meredith Watts), pesquisas sobre o estado. No entanto, não havia tido a oportunidade de fazer o curso e desta vez deu certo, o que me deixou bem feliz”, diz a bailarina, que realiza a oficina em parceria com o grupo Teatro Dança, comandado pela também bailarina Júlia Emília.

Simone Ferro conta que chegou ao Maranhão porque estava buscando, para constituir seu objeto de estudo, danças de raízes africanas. “Então, cheguei no boi e depois vi que há um universo imenso, o tambor de crioula, Divino. O Maranhão é um estado que tem uma cultura riquíssima e fascinante”, comenta a bailarina.

Oficina- Estudiosa de Rudolf Laban, Simone Ferro usará o arcabouço teórico para conduzir as aulas. A intenção é fazer com que os participantes redescubram a criatividade e expressividade, a partir do aprimoramento e do entendimento das teorias somáticas de “Esforço” criadas por Laban. “Além de utilizar as técnicas de preparação corporal de Irmgart Bartenieff, os participantes poderão se aprofundar nos componentes de Fluência, Espaço, Peso e Tempo, que são referências da Teoria do Laban”, observa a bailarina.

Na sexta-feira, as aulas ocorrerão das 16h às 19h; sábado, das 14h às 18h; e domingo, das 14h às 18h. “É importante ainda frisar que quem for ao curso deverá participar das atividades todos os dias”, ressalta Simone Ferro, que foi solista da Companhia de Dança Cisne Negro, do Balé da Cidade de São Paulo, do Balé do Rio de Janeiro e do Ballet du Grand Théatre de Genève, na Suíça.

A bailarina possui um MFA (Masters em Coreografia) pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos e é certificada em Análise de Movimento pelo método Laban pela Columbia College de Chicago.

Atualmente, Simone coreografa e ensina técnicas de dança e de composição aos alunos de graduação e pós-graduação na Universidade do Wisconsin, em Milwaukee, nos Estados Unidos. Com seu marido, o pesquisador Meredith Watts, já publicou e apresentou vários artigos em publicações e em conferências nos Estados Unidos. Também trouxeram para São Luís mais de 30 alunos americanos que vieram para pesquisar o bumba meu boi.

É intenção da pesquisadora lançar uma coletânea sobre cultura popular do Maranhão. Ela adianta que o primeiro livro será sobre a herança feminina na cultura popular maranhense, que deverá chegar ao mercado ano que vem. “Nossa inspiração foi o livro lançado pelo (músico e percussionista) Papete sobre os amos do boi do Maranhão. A exemplo daquele, também faremos uma publicação bilíngue e com fotos”, adianta.

O livro seguinte da coleção abordará religiosidade. Para dar continuidade às pesquisas, a bailarina, em companhia de Meredith Watts, ficará em São Luís até junho.

Serviço

O quê

Oficina “Processo Criativo com o método de Rudolf Laban”

Quando

De 29 deste mês a 1º de maio

Onde

Casa Verde Espaço Holístico, Rua Mancás, Casa 15, São Francisco

Preço

R$ 250,00

Inscrições e Informações

(98) 99198-1636 e (98) 98888-0797

*Vagas limitadas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.